Joby Aviation conclui a segunda etapa do processo de certificação e avança com eVTOL

Imagem: Joby Aviation

A Joby Aviation, uma empresa com sede na Califórnia que desenvolve aviões totalmente elétricos, anunciou que concluiu a segunda das cinco etapas exigidas pela Administração Federal de Aviação (FAA) para certificar sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) para uso comercial de passageiros.

Na segunda etapa do processo de certificação de tipo, a empresa identifica as formas pelas quais irá demonstrar o atendimento ao intento regulatório das normas de segurança (“Meios de Conformidade”) definidas na primeira etapa do processo (“Certificação Base”).

A Joby acredita ser a primeira empresa eVTOL a atingir esse marco, tendo sido também a primeira do tipo a concluir o primeiro estágio e ter sua Base de Certificação publicada no Registro Federal. Atingir esse objetivo deixa a Joby um passo mais perto de sua meta de lançar seu produto no serviço comercial de passageiros até 2025.

A certificação é parte integrante de tudo o que uma empresa aeroespacial faz e, com a conquista desse marco crítico, agora podemos concentrar nossos esforços com confiança no fechamento dos planos de certificação restantes e na conclusão dos testes necessários para certificar nossas aeronaves”, disse Didier Papadopoulos, chefe de OEM de aeronaves da Joby.

Somos gratos pela dedicação da FAA à introdução segura da tecnologia eVTOL e seu compromisso em apoiar a liderança contínua dos EUA neste setor”, acrescentou.

A Joby também já fez progressos substanciais na terceira fase do processo de certificação (“Planos de Certificação”), com quatro planos de certificação específicos de área (ASCPs) submetidos à FAA em novembro. O progresso também continua no estágio quatro (“Teste e análise”) e no estágio cinco (“Mostrar e verificar”). A empresa forneceu um resumo das cinco etapas da certificação de tipo em sua Carta aos acionistas do segundo trimestre de 2022.

É empresa salientou que é normal que uma pequena parte dos Meios de Conformidade permaneça aberta para permitir mais colaboração em pequenas alterações e melhorias de design que possam ocorrer posteriormente no processo de certificação. “Com 94% dos nossos Meios de Conformidade já aceitos pela FAA, a Joby considera essa etapa praticamente concluída”, disse em comunicado à imprensa e mercado.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Em instalações da GOL, DECEA realiza reunião do Grupo de Supervisão...

0
O evento foi organizado pela Comissão de Estudos Relativos à Navegação Aérea Internacional (CERNAI) em conjunto com a OACI.