Joe Biden promete confiscar jatinhos executivos de oligarcas russos

Os dias de paz e salvaguardo de oligarcas russos nos EUA pode estar próximo do fim, já que seus jatos poderão ser apreendidos.

Imagem ilustrativa

O termo oligarca define os mega-empresários russos que surgiram após o colapso da União Soviética e que cresceram como nunca, sobretudo por meio de seu alinhamento com os governos locais. Muitos deles começaram a prestar serviço ao governo através de suas empreiteiras, do setor energético, de comunicação, entre outros.

Toda essa proximidade do governo rendeu frutos e uma imunidade parcial a eles, mas eles passaram também a compartilhar os ônus das decisões governamentais, como é o que está ocorrendo agora, durante a guerra na Ucrânia.

Se com o valor dos contratos, esses bilionários conseguiram comprar grandes aviões, como o jato executivo mais caro do mundo, o Boeing 787 de Roman Abramovich, por outro lado, todos eles são banidos de viajar para locais em que costumavam “bater o ponto”.

Os “jatinhos”

A maioria destes jatos são registrados em paraísos fiscais, seja por bandeira de conveniência ou por muitas seguradoras e bancos não permitirem o registro na Rússia, tido como caro, burocrático e de complicada resolução judicial no caso de uma retomada de posse, por exemplo.

Eis que agora, por uma decisão do governo americano, estes mesmos jatos podem ser apreendidos, se voarem nos Estados Unidos, informou o presidente Joe Biden em um tuíte (vide abaixo, espere carregar).

Segundo ele, “o Departamento de Justiça dos EUA está montando uma força-tarefa para ir atrás dos crimes dos oligarcas russos. Estaremos nos reunindo com os nossos aliados europeus para localizar e confiscar seus iates, apartamentos de luxos e jatos privados. Estamos indo atrás de seus ganhos ilegais”.

Ainda não está claro como se dará esta ação, mas provavelmente deve envolver o confisco de aviões de oligarcas que estejam em solo de algum país da União Europeia e/ou OTAN, complicando em muito a vida dos endinheirados.

Ir atrás destes homens não será fácil, mas é um alvo valioso, já que muitos formam a base política de Vladimir Putin que, mesmo na Rússia, precisa de apoio para governar.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias