Jovem americana é a primeira mulher cega a pilotar um avião

Um fato histórico ocorreu no último dia 7 de outubro, quando uma jovem americana cega pilotou uma aeronave e fez um voo entre duas cidades.

Hoje com 21 anos, Kaiya Armstrong perdeu a visão aos 14 anos em decorrência de uma doença autoimune. Ela perdeu totalmente sua visão periférica, conseguindo enxergar apenas o que está a alguns centímetros a sua frente.

Isto não a impediu de realizar um sonho e pilotar um avião, um Cessna 172, e voou com ele de Phoenix, no Arizona, até Colorado Springs e depois para Kansas City, no Missouri. O objetivo dela é chegar na capital Washington até o dia 13 de outubro, Dia Mundial da Visão.

Para fazer os voos, uma escola de voo forneceu um painel completo do Cessna mas em braile, além de uma miniatura da aeronave com alta fidelidade, permitindo que ela treinasse em casa, algo que os pilotos com visão normal fazem no simulador de seus computadores pessoais.

Segundo a Fox News, ela sempre voa acompanhada de um instrutor, que dá algumas dicas para manter o avião nivelado, o rumo correto e o que fazer em cada fase do voo, mas quem pilota o avião na prática é a própria Kaiya.

Segundo a mídia americana, não ficou esclarecido se ela conseguirá obter sua licença de piloto, já que um dos requisitos médicos para o aviador é ter uma boa visão, mas ela já está satisfeita por quebrar várias barreiras e levantar a causa de inclusão de pessoas cegas. Confira sua entrevista em inglês, abaixo:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias