Jovem pousa monomotor em emergência na Rota 66 com sua família a bordo

Imagem via redes sociais

Um jovem recém-habilitado a pilotar uma aeronave se viu diante de um cenário preocupante quando o avião que pilotava, que transportava membros de sua família, perdeu potência e lhe obrigou a colocar todo seu treinamento para emergência em prática.

O jovem Brock Peters, 18, que havia recebido sua licença de piloto apenas quatro meses antes, estava levando sua avó e dois primos em um voo curto pelo sul da Califórnia, nos Estados Unidos, manhã da última segunda-feira (5).

A ideia era sair com o monomotor para completar um voo de cerca de 96 km do aeroporto de Apple Valley ao aeroporto de Riverside, onde tomariam café da manhã e posteriormente voltariam de onde haviam partido.

Durante o voo de ida com a família, a uma altitude de 5.500 pés (cerca de 1,68 km), o motor do avião falhou repentinamente. O jovem relata que ouviu um “boom” no motor e “imediatamente depois disso” perdeu toda a potência.

Peters disse que sabia que tinha apenas alguns minutos para fazer um pouso de emergência. Atrás, ele podia ouvir sua avó chorando, mas disse que tentou se desligar disso. “Eu estava completamente focado no avião”, disse ele. “Era só eu e o avião, descendo e deixando todos em segurança.

Diante da situação, o jovem colocou em prática aquilo que havia aprendido tão recententemente e o pouso de emergência ocorreu em um trecho tranquilo de uma das rodovias mais famosas dos EUA, a histórica Rota 66.

A ocorrência, que felizmente terminou de forma tranquila, ganhou as manchetes em todo o país e em várias partes do mundo. Em entrevista ao The Guardian, Peters disse que sua mensagem para os outros é simples: “Fique calmo, lembre-se de seu treinamento e confie em Deus”.

Administração Federal de Aviação (FAA) confirmou a ocorrência e disse que um Piper PA-28 com quatro pessoas a bordo pousou pouco antes das 10h, horário local, no Cajon Boulevard, sem feridos.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias