Início Novidades

Jovem vai preso após caça balançar as asas ao lado de seu voo neste domingo

O caça balançando as asas, em cena do vídeo de um passageiro

Um voo da easyJet para a ilha de Menorca, na Espanha, foi interceptado por caças espanhóis neste domingo, 3 de julho, depois que um turista britânico de 18 anos supostamente fez uma ameaça de bomba a bordo. Parte da interceptação foi filmada por passageiros, conforme vídeo abaixo.

O adolescente foi preso, segundo reporta o Daily Mail, ao desembarcar na ilha de férias do Mediterrâneo. Oficiais especializados e cães farejadores embarcaram na aeronave assim que ela chegou ao pátio, para verificações de segurança.

O turista, que seria parte de um grupo de amigos que embarcou no aeroporto de Gatwick, em Londres, agora enfrentará uma multa potencial no valor de milhares de libras após as supostas ameaças.

O voo EZY-8303 era cumprido pelo Airbus A319 registrado sob a matrícula G-EZAO, e foi interceptado quando já se aproximava do destino, pouco antes das 17h locais do domingo.

Um vídeo feito por um passageiro mostra um caça F-18 da Força Aérea Espanhola chegando ao lado da aeronave. O jato militar é visto balançando as asas para os pilotos da easyJet – um sinal que significa ‘siga-me’ – antes de escoltar o A319 até o aeroporto de Menorca.

Um porta-voz da Guarda Civil confirmou o caso nesta segunda-feira:

“A Guarda Civil prendeu um cidadão britânico de 18 anos como suposto autor de um crime de desordem pública em Mahon, Menorca.

Ontem, a torre de controle do aeroporto de Menorca foi alertada sobre uma ameaça de bomba em um avião indo de Londres para a capital da ilha Mahon, que ainda estava no ar e se aproximando do aeroporto. Dizem que a ameaça foi enviada em uma plataforma de mídia social.

Uma vez que o avião pousou, foi levado para uma área longe do terminal principal e de outras aeronaves. A Guarda Civil organizou uma operação especial que consistiu na mobilização de especialistas em eliminação de bombas, cães farejadores e outros oficiais que criaram um perímetro seguro ao redor do avião.

Os passageiros foram desembarcados e o protocolo estabelecido foi seguido até que a polícia pudesse confirmar que era uma falsa ameaça de bomba e o responsável foi identificado nas redes sociais junto com outros cinco companheiros como testemunhas.

Eles foram levados para uma delegacia para que os policiais pudessem esclarecer a situação.”

Os passageiros teriam sido mantidos na pista por quatro horas enquanto o avião era verificado.

Não há informações que permitam concluir se o adolescente não identificado já compareceu perante um juiz em uma audiência fechada ou onde ele está agora.

Fontes policiais confirmaram ao Daily Mail que ele provavelmente teria que pagar a conta da operação policial se fosse condenado.

Um porta-voz da easyJet disse: “A segurança dos passageiros e da tripulação é sempre a maior prioridade da easyJet e gostaríamos de agradecer aos passageiros pela compreensão”.

Embora apenas um caça tenha sido visto na gravação, interceptações costumam ser feitas com dois jatos, permanecendo um deles na retaguarda da aeronave. Neste caso, o destino já estava próximo, porém, se a situação ocorresse ao longo da rota, o pouso teria ocorrido no aeroporto mais próximo possível.

Sair da versão mobile