Jumbo da National, que tem voo ao Brasil amanhã, sofreu danos ao colidir com equipamento

Imagem: JACDEC

A companhia aérea norte-americana National Airlines, que tem um voo programado ao Brasil no início desta semana, enfrentou recentemente um incidente de solo com um de seus aviões Boeing 747-400F, que o tirou de operação em decorrência dos danos resultantes.

Segundo informações do JACDEC, portal especializado em segurança da aviação e análise de riscos, o Jumbo Jet registrado sob a matrícula N756CA teve uma das “canoas” (carenagens do sistema de movimentação dos flaps) e o bordo de ataque da asa esquerda danificados durante o taxiamento (deslocamento de solo) para a decolagem da Base Aérea de Muwaffaq, na Jordânia.

Conforme dados registrados pela plataforma RadarBox de rastreamento de voos online, o Boeing 747 cargueiro partiu de Frankfurt, na Alemanha, e chegou à Jordânia no dia 22 de outubro, e desde então não mais decolou do país do Oriente Médio.

O Jumbo chegando à Jordânia no voo do dia 22 – Imagem: RadarBox

Ainda segundo o JACDEC, o incidente teria acontecido porque o avião foi autorizado a começar seu taxiamento enquanto ainda havia equipamentos de apoio de solo não retirados das proximidades.

Pelas imagens, nota-se o final da “canoa” quebrado e também danos à superfície inferior do flap, bem como partes do slat danificadas e soltas no bordo de ataque da asa.

Imagem: JACDEC

Apesar de agora estar com um avião a menos operando em sua frota, o voo da National Airlines ao Brasil continua existindo no sistema da Agência Nacional de Aviação Civil, portanto, a princípio, o pouso no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), deve ocorrer normalmente por volta das 04h30 da terça-feira, 9 de novembro, com decolagem pouco depois, às 07h30.

O voo NCR-806 partirá de Chicago, nos Estados Unidos, às 07h45 de amanhã, segunda-feria (8), e fará duas paradas, nos Aeroportos da Cidade do México e de San Juan (Porto Rico), antes de prosseguir até Campinas. Após decolar de Viracopos, voará para Bogotá, na Colômbia.

A National Airlines tem, segundo dados do Planespotters, mais cinco Jumbos em sua frota, todos do modelo 747-400F.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias