Jumbo mais antigo da KLM está sem voar há semanas devido a pouso duro e dano na asa

Foto de Clèment Alloing

O jumbo de carga mais antigo da KLM-Martinair Cargo, de matrícula PH-MPS e contumaz visitante no Brasil, está parado há semanas no aeroporto americano de Miami após um pouso duro que resultou em sérios danos nas asas, informa Nieuwsblad Transport.

Proveniente de Amsterdã, o avião aparentemente aterrissou fortemente na pista de Miami (note que não foram dados mais detalhes sobre a velocidade vertical da aeronave no momento do toque) em 22 de dezembro, dias antes do Natal. Isso fez com os flaps nas asas do Boeing 747-400BCF de 33 anos ficassem severamente danificados, “possivelmente irreparáveis”, disse uma fonte anônima ao site de notícias.

De acordo com um porta-voz da KLM, no entanto, o avião de carga certamente não pode ser considerado uma perda total, mas “a extensão dos danos ainda não foi determina”. Uma investigação está sendo realizada e os reparos devem durar até 20 de janeiro.

A KLM-Martinair Cargo agora tem temporariamente apenas dois de seus quatro cargueiros 747 próprios à sua disposição, porque uma outra aeronave também está em Jacarta para manutenção desde o final de dezembro. Enquanto isso, a empresa contratou uma aeronave da Cargolux para lhe dar suporte.

Abaixo, a captura do último voo do PH-MPS através da plataforma Radarbox.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias