Jumbo que ficou mundialmente famoso em turnê do Iron Maiden vai virar sucata

Na manhã do dia 19 de abril, um icônico Boeing 747-400 de 19 anos de idade decolou pela última vez. Com um voo de Ostrava, na Bélgica, para Kemble, no interior do Reino Unido, o jato de marca TF-AAK seguiu para “as mãos” da Air Salvage International (ASI), empresa especialista no desmonte de aeronave. 

Tal aeronave tem uma história especial, por ter sido a mesma usada pela banda de rock Iron Maiden na turnê intitulada “Book of Souls”, de 2016. À época, o avião foi totalmente customizado, com o nome do grupo e da turnê em destaque na fuselagem, e o “mascote” Ed, na cauda. Todos os lugares onde o Iron Maiden se apresentou foram listados no nariz do 747. O avião foi pilotado pelo vocalista da banda, Bruce Dickinson e recebeu o apelido de Ed Force One.

Durante a turnê, a aeronave sofreu um incidente em Santiago do Chile, quando dois motores do Jumbo ficaram danificados após um veículo de reboque colidir com ele. Demorou nove dias até que o avião fosse consertado e seguisse em sua turnê muncial. Por pouco, o Brasil não receberia a visita do jumbo, já que depois de Santiago, o grupo iria para a Argentina e, depois, Brasil.

Imagem: Radarbox

Após o uso pela banda Iron Maiden, a aeronave retomou seu curso normal, servindo como parte da frota de aluguel da Air Atlanta Icelandic. Trata-se de uma aeronave fabricada em 2003 e entregue originalmente para a Air France como F-GITH. Foi repassada em 2015 para a Air Atlanta Icelandic, empresa islandesa especialista em aluguel.

Eis que agora o lendário avião segue rumo a seu final e deverá ser desmontado para que suas peças sirvam como reposição a outros operadores do Boeing 747-400. Outra parte deve seguir para a sucata e o que não puder ser usado apenas virará entulho. Mas sua trajetória já foi escrita na história.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Ryanair alerta que as promoções “malucas” de 1 euro irão acabar

0
A companhia aérea de baixo-custo mais popular e polêmica da Europa, a Ryanair, pode por fim a um de seus principais símbolos.