Início Variedades

Jumbo venezuelano preso na Argentina faz misterioso movimento, mas não deve decolar tão cedo

Há cerca de um ano e meio, um avião Boeing 747-300 da empresa venezuelana Emtrasur Cargo, parte da Conviasa, está estacionado no Aeroporto Internacional de Ezeiza, em Buenos Aires. A aeronave foi adquirida pela Emtrasur da empresa iraniana Mahan Air e, após um voo à capital argentina, acabou retido.

Nos últimos dias, circulou nas redes sociais um vídeo em que o avião é visto em movimento em uma das pistas secundárias do aeroporto portenho.

O caso do avião da Emtrasur tem sido cercado por polêmicas diplomáticas entre a Venezuela e os Estados Unidos, devido a supostas ligações da empresa com o terrorismo islâmico, por conta das ligações com o Irã e a Mahan Air, empresa aérea que pertence à Guarda Revolucionária Iraniana.

Apesar de a tripulação já ter sido liberada e estar na Venezuela, a situação do avião em solo argentino ainda é incerta. No final de 2022, a Justiça Federal de La Plata considerou abstrata uma proposta de advogados venezuelanos que buscavam a anulação do sequestro da aeronave. Os Estados Unidos pediram a apreensão do avião, com o objetivo de levá-lo para seu país.

Na Venezuela, há um sentimento pessimista em relação à recuperação da aeronave. Mário Árraga, gerente financeiro da Emtrasur, afirmou em setembro de 2022 que o caso é uma “ferida mortal” para a empresa. Diante do tempo em que o avião está parado, ele questionou se seria mais viável comprar outra aeronave ou investir em sua reparação, uma vez que torná-lo aeronavegável novamente seria muito caro.

Por outro lado, e contrapondo Árraga, as manobras de movimentação do avião poderiam estar sendo realizadas exatamente para evitar a sua deterioração, já que não voa há um ano e meio. Tal período é muito curto para dizer que uma aeronave não pode mais voar.

A situação continua inconclusa e as autoridades argentinas estão responsáveis pela gestão do avião e suas movimentações. Abaixo, o vídeo da movimentação da aeronave em Ezeiza pode ser visto.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile