Justiça manda a polícia devolver helicóptero Airbus para o PCC

Imagem ilustrativa do mesmo modelo de helicóptero

A Polícia Civil de São Paulo terá que se desfazer de um helicóptero que tinha sido apreendido com um membro da facção Primeiro Comando da Capital (PCC). O helicóptero do modelo Airbus H130 foi apreendido em 2019 com o traficante internacional André do Rap, membro do PCC, maior facção criminosa do Brasil.

De matrícula PR-PIT, o H130 leva até 7 passageiros e foi fabricado em 2011, sendo que modelos de idade parecida tem o valor de mercado de US$2 milhões de dólares (R$9 milhões). Enquanto o processo corre na justiça, a Polícia Civil de São Paulo solicitou a tutela e uso da aeronave, que fazia missões policiais além de transporte de órgãos como mostrado anteriormente aqui.

André do Rap está solto, já que o então Ministro do STF, Marco Aurélio Mello, concedeu um habeas corpus ao traficante, que acabou sendo revogado dias depois dado a periculosidade e risco de fuga, mas André já tinha fugido do país e permanece foragido até a presente data.

Apesar da prisão em 2019 ter sido completamente legal, segundo o portal R7 noticia, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que a Polícia não tinha um mandado de busca e apreensão, mas sim apenas de prisão, logo não poderia levar o veículo, outros bens e documentos.

Como André está foragido, não ficou claro para quem a aeronave será repassada agora, podendo ficar sob a guarda de uma pessoa responsável ou designada por sua defesa, ou até mesmo ser devolvida ao Banco Bradesco, que foi contratado para fazer o leasing. Até o momento de publicação desta reportagem, o helicóptero continua constando na ANAC como de posse da Polícia Civil de SP (como mostra a tela abaixo).

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias