Kiev tem desejo de trocar ex-chefe da Motor Sich por mil prisioneiros de guerra ucranianos

A Ucrânia concorda em trocar Vyacheslav Boguslayev, ex-presidente da empresa Motor Sich, por mil prisioneiros de guerra ucranianos. O anúncio foi feito na sexta-feira pelo assessor do chefe do gabinete presidencial, Mikhail Podolyak, como relata a agência estatal russa TASS.

“Se pudermos trocar Boguslayev por mil de nossos caras, então, é claro, iremos para qualquer processo de troca. Sempre podemos ter essa opção em mente”, disse ele em entrevista à televisão ucraniana.

Na quarta-feira, soube-se que em 20 de março, Boguslaev escreveu uma carta ao gabinete do presidente da Ucrânia com um pedido para ser incluído na lista de intercâmbio com a Rússia. A este respeito, o chefe do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), Vasily Malyuk, não descartou tal possibilidade, mas observou que o acusado “deve fornecer todas as provas necessárias antes“.

Em 23 de outubro de 2022, a SBU acusou Boguslaev, de 84 anos, de “colaboracionismo” e “trabalhar para a Rússia” e, em 24 de outubro, o tribunal prendeu o suspeito. Em 1º de fevereiro, a SBU acusou Boguslaev de uma nova acusação de “auxílio às atividades de uma organização terrorista”. De acordo com a SBU, a Motor Sich, por meio de empresas estrangeiras, fornecia matérias-primas para a fábrica de máquinas Snezhnyansky em Donetsk e recebia de lá peças de reposição fabricadas para motores de aeronaves.

Em março de 2023, o ex-chefe da empresa foi acusado de outra acusação de obstrução das atividades das Forças Armadas da Ucrânia. Segundo os investigadores da SBU, Boguslaev desmontou os helicópteros e escondeu seus documentos para que o equipamento não caísse nas mãos dos militares ucranianos.

Motor Sich é um dos maiores fabricantes de motores de aeronaves e turbinas a gás industriais. A empresa fabrica motores de aeronaves para helicópteros Mi-8, Mi-17, Ka-226, aeronaves An-70, An-124, An-140, An-148, Yak-130, unidades de bombeamento de gás e equipamentos de energia. Após o colapso da URSS, a empresa continuou a cooperar ativamente com a Rússia. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias