KlasJet lança serviço de aluguel ACMI com 8 aviões 737-800 e plano para 15 ainda em 2023

Imagem: KlasJet

A KlasJet, uma empresa de fretamento de jatos privados e corporativos, baseada na Lituânia e que faz parte do Avia Solutions Group, informa que iniciou suas operações ACMI de aeronaves de transporte de passageiros.

ACMI significa “Aircraft, Crew, Maintenance and Insurance“, ou seja, contrato de prestação de serviço de arrendamento (aluguel) de aeronaves para operadoras aéreas que inclui, além do próprio equipamento, também tripulação, manutenção e seguro. É um contrato relativamente comum entre as companhias aéreas, pois permite que elas aluguem aeronaves sem ter que arcar com os custos de aquisição e manutenção.

Como mostrado pelo AEROIN em setembro de 2022, a empresa havia anunciado a encomenda destes equipamentos para se lançar a este novo segmento em suas operações.

A KlasJet está adicionando as primeiras 8 aeronaves do modelo Boeing 737-800 à sua frota, com configuração de classe econômica para 186 a 189 passageiros, antes do pico da temporada de verão do hemisfério norte.

Segundo a empresa, entre as vantagens de destaque de seus serviços ACMI está a ampla cobertura geográfica, podendo atender a uma variedade de regiões em todo o mundo. Além disso, a KlasJet informa que sua equipe ACMI está à disposição para fornecer os aviões para situações de AOG (Aircraft-On-Ground, aeronave fora de operação por fatores como necessidade de manutenção, de documentação, entre outros).

Até o final de 2023, a empresa planeja ampliar as operações com um total de 15 aeronaves do tipo Boeing 737-800 e, em uma perspectiva de cinco anos, chegar a 35 aeronaves dedicadas ao ACMI de passageiros.

Lukas Petrauskas, vice-CEO da KlasJet, explica que há uma necessidade muito forte de ACMI no mercado agora, com previsão desse segmento atingir US$ 8,9 bilhões em 2030.

“Os fabricantes de aeronaves estão lidando com atrasos e a situação se complica com vários slots MRO (manutenção) lotados. Juntamente com o primeiro verão praticamente fora da pandemia e a demanda disparada por viagens, é fundamental que as operadoras de turismo, corretores e companhias aéreas ajam agora e não esperem até pouco antes da alta temporada de verão”, completa Petrauskas.

Além dos 737-800 agora sendo incorporados, a KlasJet opera uma frota de 6 aeronaves Boeing 737 executivas/corporativas, sendo 5 da família Classic e 1 BBJ, com 23 a 68 assentos.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias