KLM já tem uma lista dos candidatos a sucessores do Boeing 747F

Avião Boeing 747-400F KLM

O braço de carga aérea da holandesa KLM opera hoje com quatro Boeing 747-400F, mas essa configuração de frota deve mudar em breve. Isso é o que revelou a empresa durante uma assembleia com investidores em 24 de maio, segundo reportou o site holandês Scramble. Na reunião, o CEO, Benjamin Smith, disse que uma decisão seria tomada em breve e que estariam na disputa o Airbus A350F, o Boeing 777F e o recém-lançado Boeing 777-8F.

De fato, a frota atual vem envelhecendo, com os três aviões que voam com as cores da KLM chegando a uma idade média de 19 anos, enquanto o que voa com a pintura da Martinair Cargo já chega a 32 anos. Ainda que a vida útil de um avião seja determinada por ciclos e pela manutenção, aeronaves mais antigas tendem a demandar mais tempo de reparos e ser menos eficientes.

Embora a Boeing tenha mais competidores na disputa, a Airbus poderia se sair melhor num futuro pedido. Ao menos, é o que indicam os movimentos das outras empresas do grupo, onde a Air France e a CMA CGM colocaram recentemente pedidos para oito aeronaves Airbus A350F para sua próxima geração de cargueiros.

Em breve a decisão sairá e o mistério acabará. Por enquanto, seguem voando os “quase extintos” Boeing 747, inclusive nas operações de carga para o Brasil.

Do lado de passageiros, como foi amplamente divulgado, a KLM se despediu de seus Boeing 747 em 2020, quando fez o último voo comercial com o modelo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias