KLM suspende voos para a Ucrânia com receio de invasão russa

A companhia aérea de bandeira dos Países Baixos, a KLM Royal Dutch Airlines, anunciou hoje (12) que não irá voar mais para a Ucrânia até que as coisas estejam controladas.

A empresa holandesa informou em comunicado oficial que irá paralisar os voos para a Ucrânia, sendo que o próximo voo para Kiev estava programado para hoje, mas já não será mais realizado. Segundo a KLM a decisão foi tomada “para ajustar ao aviso de cor vermelha para o país e após uma análise extensa do departamento de segurança, e não está claro se irá voltar para Kiev novamente”.

Os Países Baixos sempre tiveram um receio maior sobre a questão da Ucrânia, já que o voo Malaysian Airlines 17 foi derrubado por separatistas utilizando um sistema anti-aéreo enviado da Rússia. Este voo, que era operado por um grande Boeing 777, tinha decolado de Amsterdã com destino a Kuala Lumpur, na Malásia.

Todas as 298 pessoas a bordo morreram após o avião ser abatido pelo sistema russo Buk 9M83, sendo que a maioria absoluta dos passageiros, 193 ao todo, eram cidadãos holandeses, numa tragédia que não se via com nacionais desde a ocupação nazista nos Países Baixos.

Desde o abatimento do 777 em 2014, a KLM já não sobrevoa a Criméia e evitava a região envolvida no conflito entre Ucrânia e Rússia, principalmente próximo de Donetsk.

Agora, os dois países serão ligados apenas por voos da Ukraine International Airlines, que atualmente mantém apenas um voo regular entre Kiev e Amsterdã.

Com Informações da Assessoria de Imprensa da KLM

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias