Korean Air desafia a lógica e registra lucro na pandemia

Parece estranho e ilógico falar isso nesse momento, mas a Korean Air, uma das companhias aéreas de bandeira da Coréia do Sul (a outra é a Asiana), é primeira e única companhia aérea, até agora, a divulgar um resultado positivo no segundo trimestre de 2020, momento em que a onda mais forte da Covid-19 já havia passado pelo leste asiático, mas com o mundo totalmente fechado.

O segredo está no porão

Foi reportado pela Bloomberg que, de acordo com o relatório financeiro trimestral da Korean Air publicado em 7 de agosto de 2020, a empresa gerou $1,4 milhão) de lucro líquido, em contraste $ 3 milhões de prejuízo líquido no mesmo período de 2019. Parece surreal, mas a pergunta que fica é: como a Korean Air conseguiu isso?

Segundo seu relatório, a sua receita geral caiu 44% com relação ao ano anterior, mas ela, por outro lado, conseguiu reduzir as despesas operacionais em mais de 50%. Mais importante, a queda na receita de passageiros, que caiu 90%, foi amplamente compensada por um aumento de 95% na receita de carga.

De acordo com o comunicado, o lucro se deveu inteiramente ao aumento nas vendas de cargas, cujo frete foi comercializado a preços altos devido à alta demanda por aeronaves cargueiras. Com isso, a empresa conseguiu aumentar significativamente a eficiência de sua frota de cargueiros Boeing 747 e Boeing 777 e adaptar aeronaves de passageiros para o transporte de cargas. 

Para o próximo trimestre, no entanto, o cenário é incerto. A demanda por carga tem diminuído, uma vez que a situação da pandemia em vários países tem estabilizado e, portanto, a demanda por cargueiros arrefeceu um pouco, embora siga em alta dada a grande quantidade de aeronaves de passageiros paradas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião Boeing 777-200ER PIA Pakistan International Airlines

Dando prejuízo há 11 anos, aérea paquistanesa PIA pode passar para...

0
No contexto da decidida privatização da Pakistan International Airlines (PIA), grandes líderes globais como Arábia Saudita, Emirados Árabes