A companhia aérea Maldivian lançou, em 9 de agosto, voos regulares entre Malé e Kulhudhuffushi, tornando-se a primeira transportadora a servir o recém-inaugurado aeroporto. O primeiro voo foi operado pelo Dash 8-300 8Q-IAA (msn 582), segundo dados do Flightradar24.
O aeroporto começou a operar em setembro de 2018. No entanto, o lançamento de voos regulares foi adiado devido à construção de seu terminal de passageiros. O aeródromo opera uma pista de 1.200 x 30 metros.
Maldivas abrirá 5 aeroportos em 2019
Cinco novos aeroportos entrarão em operação até o final do ano, anunciou o governo das Maldivas. A ministra dos Transportes, Aishath Nahula, disse à imprensa local que a construção de aeroportos nas ilhas de Kulhudhuffushi, no atol Haa Dhaal, Funadhoo, no atol de Shaviyani, Maafaru, no atol de Noonu, Madivaru, no atol de Lhaviyani, e Maavarulu, no atol de Gaaf Dhaal, estão em fase de conclusão.
O aeroporto de Kulhudhuffushi serve uma zona de turismo de ultra luxo. Conhecido como o “Coração do Norte”, Kulhudhuffushi é a capital econômica do norte das Maldivas e tem uma população de 9.000 habitantes, tornando-se uma das maiores e mais populosas ilhas do norte do país. A ilha é famosa por seus mangues. O novo aeroporto deve facilitar o desenvolvimento de resorts turísticos e pousadas na região.
Ativistas e ambientalistas expressaram descontentamento com relação ao projeto, já que o desenvolvimento incluiu a desapropriação de seis hectares da área da lagoa da ilha, além de 13 hectares do mangue de Kulhudhuffushi.
Informações do Edition.mv, Flightradar24 e CH-Aviation