Ladrões arrombam Boeing 737 estacionado e roubam seus instrumentos de navegação

Foto ilustrativa – John Taggart , CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Uma violação de segurança no aeroporto de Lagos, na Nigéria, resultou em ladrões arrombando o cockpit de uma aeronave Boeing 737-700 a serviço da Arik Air, e roubando o computador do sistema de gerenciamento de voo (FMS), informou a mídia local.

Fontes no aeroporto e na Arik Air disseram que o incidente aconteceu durante madrugada de 20 de janeiro no Terminal 2. Os ladrões também teriam mexido na tampa do tubo de pitot e outras partes sensíveis da aeronave.

Um porta-voz da empresa aérea disse ao jornal The Daily Sun que “a aeronave estava estacionada e alguém teve acesso à base eletrônica onde temos todos os sistemas. Há uma porta embaixo da aeronave que eles abriram e tiveram acesso para remover o FMS. Espera-se que as câmeras de segurança tenham capturado quem fez isso”.

A mesma fonte acrescentou: “Reparar tal computador custa cerca de US$ 15.000 e um novo custa cerca de US$ 300.000. Cada item em uma aeronave tem números de série e podem ser rastreados em qualquer lugar do mundo, então não sei como o ladrão pretende vendê-lo, a menos que a pessoa tenha um cliente. É por isso que acreditamos que é sabotagem interna”.

Um especialista em aviação disse à agência de notícias SaharaReporters que o arrombamento só poderia ter sido realizado por indivíduos com habilidades técnicas especializadas em aeronaves. O incidente resultou no cancelamento de vários voos da transportadora. No entanto, de acordo com os dados do RadarBox, a aeronave já retornou ao serviço.

Esse não é um incidente isolado. No mês passado a Arik Air apresentou um boletim de ocorrência à Autoridade de Aviação Civil da Nigéria (NCAA) depois que um grupo de homens tentou abrir o compartimento de carga de um de seus quatro B737-800. Foi a segunda tentativa desse tipo que a companhia aérea viu em duas semanas, mas ninguém foi preso.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Dois aviões Boeing da Emirates e Ethiopian supostamente entraram em rota...

0
Um incidente aéreo ocorreu na noite de domingo, 24 de março, por volta das 00h43 do horário local da África Oriental, quando uma aeronave