LAM de Moçambique irá se desfazer de todos os jatos Embraer de sua frota

Divulgação: Embraer

A companhia aérea de bandeira e estatal de Moçambique, a LAM – Linhas Aéreas de Moçambique, decidiu por aposentar todos seus jatos Embraer para cortar custos.

Os aviões brasileiros do modelo E190-E1 começaram a ser entregues em 2009 à companhia moçambicana e são configurados para 93 passageiros. Embora tenha recebido, desde então, três aeronaves do modelo, apenas duas operam atualmente.

A terceira aeronave era o jato de matrícula C9-EMC, último a ser entregue para a LAM, mas que se acidentou em 2013 durante o voo 470, em que o comandante do voo se trancou na cabine e cometeu suicídio jogando o avião no chão, matando 33 pessoas, entre passageiros e tripulantes.

Segundo reportado pelo Jornal Notícias, a aposentadoria dos dois últimos jatos Embraer servirá como forma de padronização de frota, a fim de reduzir custos. Além dos Embraer, a empresa também possui jatos Boeing 737-700 e turboélices Dash 8-400, de fabricação canadense, em sua frota.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias