Início Empresas Aéreas

Lançada a parceria estratégica de carga aérea de longo prazo da Air France-KLM com a CMA CGM

Boeing 777F da CMA CGM Air Cargo – Imagem: Aviation Toulouse

Após quase 1 ano desde que tornaram públicos, em maio de 2022, seus planos de parceria estratégica de carga aérea de longo prazo, o grupo aéreo Air France-KLM e o logístico CMA CGM anunciaram hoje, 3 de abril, o lançamento efetivo do acordo.

Esta parceria terá uma duração inicial de 10 anos e incluirá a Air France-KLM Martinair Cargo, parte do Air France-KLM Group, e a CMA CGM Air Cargo, parte do CMA CGM Group, que combinarão suas redes de carga complementares, capacidade total de carga e serviços dedicados para construir uma oferta ainda mais atraente, graças ao seu know-how e sua presença global.

Segundo as empresas, este acordo recebeu todas as aprovações regulatórias obrigatórias das autoridades competentes (o escopo atual da cooperação exclui a América do Norte (EUA, México, Canadá), Rússia, Turquia e Ilhas Maurício).

A parceria ajudará a atender a necessidade cada vez maior dos clientes por cadeias de suprimentos mais integradas e resilientes, alavancando a vasta franquia, experiência e capacidades de carga aérea da Air France-KLM, especialmente no que se refere a cargas especializadas (farmacêuticas, perecíveis, expressas, etc.), apoiadas por uma rede mundial de cargas e instalações de última geração em seus hubs globais no aeroporto Paris-Charles de Gaulle e no Aeroporto Schiphol de Amsterdã. Por sua vez, a CMA CGM mobilizará sua grande rede comercial e plataforma logística global.

A oferta combinada permitirá que os clientes se beneficiem de uma maior capacidade de carga e barriga (porões de aviões de passageiros), uma rede mais extensa de destinos, uma mistura de voos regulares e fretados, tempos de trânsito e flexibilidade aprimorados, bem como conexões personalizadas em todo o mundo.

Os clientes também terão acesso direto a uma plataforma online dedicada (“myCargo”) e serviços digitais para reservas online fáceis disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, bem como atendimento especializado ao cliente. Desde 20 de março de 2023, os voos da CMA CGM estão disponíveis para reserva no myCargo e os clientes podem facilmente reservar e combinar voos operados pela Air France, KLM, Martinair ou CMA CGM Air Cargo neste balcão único digital líder do setor.

Mais capacidade com a frota de cargueiros

Com este acordo, a Air France-KLM e a CMA CGM operarão em conjunto a capacidade total de aeronaves cargueiras de suas respectivas companhias aéreas. Sua capacidade combinada consiste atualmente em uma frota moderna e eficiente de até 12 aeronaves cargueiras:

– 6 aeronaves cargueiras na CMA CGM Air Cargo, inicialmente com base no aeroporto Paris-Charles de Gaulle (com pedidos pendentes para mais 6 aeronaves);

– 6 aeronaves cargueiras no Grupo Air France-KLM com base no aeroporto Paris-Charles de Gaulle e no Aeroporto Schiphol de Amsterdã (com pedidos pendentes para 8 aeronaves, substituindo a frota existente).

A parceria comercial também cobre a capacidade de aeronaves de passageiros da Air France-KLM, incluindo mais de 160 aeronaves de longa distância.

Com uma ambição compartilhada de investir e moldar o futuro do negócio de carga aérea, os dois parceiros buscarão desenvolver novas soluções por meio da otimização contínua de recursos e processos para níveis superiores aos padrões da indústria e continuarão com seus esforços no campo de digitalização inteligente destinada a beneficiar a indústria como um todo.

Ambos os grupos também pretendem estar na vanguarda da aviação sustentável e se comprometeram com o Net Zero Carbon até 2050. Eles planejam reduzir sua pegada ambiental investindo na renovação da frota, com pedidos firmes de aeronaves de próxima geração (principalmente o Airbus A350F), e através do uso de Combustíveis de Aviação Sustentáveis ​​(SAF).

Em dezembro de 2021, a Air France-KLM lançou o primeiro programa SAF do mundo para a indústria de carga aérea, permitindo efetivamente que despachantes e expedidores participem da redução das emissões de CO₂ pelo setor de aviação.

O Grupo CMA CGM decidiu criar um Fundo para Energias. Apoiado por um orçamento de US$ 1,5 bilhão de cinco anos e uma equipe dedicada, visa a acelerar a transição energética para alcançar o Carbono Líquido Zero até 2050. O Fundo investe para apoiar a produção industrial de novos combustíveis.

Sair da versão mobile