Início Aviação Executiva

Lançada a primeira solução de Diário de Bordo Digital da aviação geral brasileira

Em 18 de novembro de 2022, a ANAC emitiu a primeira LOA (“Letter of Authorization”) permitindo que uma aeronave privada da aviação geral utilize um diário de bordo digital (eDB). A solução, além de sustentável, promete transformar o setor e a empresa Plane it se colocou à frente nesse segmento.

A Plane it, empresa de tecnologia para a aviação, anunciou a homologação de seu sistema eDB – Plane it. Esse diário digital substituirá o uso de papel, trazendo praticidade e simplificando a vida de pilotos e operadores. A solução foi lançada com um recurso que faz o preenchimento e cálculo automático de diversos campos do diário, além de ser editável.

Os registros podem ser exportados via MS Excel, facilitando a gestão de manutenção e disponibilidade da aeronave.

Indagado sobre a ferramenta, Guilherme Morelli, Diretor de Produto e Desenvolvimento da Plane it, afirmou que trazer praticidade e simplificar a burocracia da aviação é um dos principais objetivos da empresa. “Temos pilotos ajudando a desenvolver o aplicativo da Plane it, o que nos permite entender bem as demandas dos usuários”, comentou.

Além do operador poder cadastrar uma aeronave de graça na plataforma, hoje também é possível testar o eDB de forma gratuita, com quantas aeronaves quiser.

O site da empresa (www.planeit.com.br) apresenta mais detalhes do produto. O aplicativo pode ser obtido através da Appstore ou Google Play.

O que é o Diário de Bordo Digital

O diário de bordo digital é um aplicativo que permite aos pilotos criar, compartilhar e armazenar informações importantes sobre o status de suas aeronaves. Ele pode ser usado para monitorar o tempo de voo, o número de horas de serviço e outras informações críticas para manutenção.

Além disso, o diário de bordo digital permite que os pilotos acessem informações em tempo real sobre o status de suas aeronaves, o que torna mais fácil manter o controle de tudo. Assim, o aplicativo tem o potencial de tornar a aviação mais segura, pois ajuda os pilotos a monitorar melhor o status de suas aeronaves e a tomar decisões mais subsidiadas por informações.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile