Lançada cartilha sobre agressão e assédio moral contra aeroviários nos aeroportos

A campanha do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) que promove o debate sobre os casos de violência nos aeroportos contra aeroviários segue a todo vapor, com o lançamento de uma cartilha de conscientização.

Dirigentes sindicais apontam o assédio sofrido pela categoria por parte do público usuário e dos empregadores, além de informarem sobre iniciativas que garantam melhores condições de trabalho.

A cartilha do SNA apresenta o levantamento feito com profissionais da aviação civil entre os dias 11 e 17 de janeiro, em que foram coletadas declarações sobre casos de agressões sofridas nas empresas. O resultado, divulgado pelo Sindicato em reunião com o SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas) no dia 18 de janeiro, chocou até mesmo os representantes da categoria, segundo informa o Sindicato.

Apenas 23,5% dos trabalhadores afirmaram nunca ter sofrido qualquer tipo de assédio por parte das empresas ou do público usuário. 61,8% garantiram já ter chorado ou experienciado alguma crise emocional enquanto exerciam suas funções e 82,4% declararam ter o estado emocional abalado graças as atividades profissionais.

Uma das páginas da cartilha

A cartilha conscientiza sobre o assédio moral, informa as medidas que tem sido adotadas pelo SNA para combater a prática e apresenta a nova parceria com a Clínica Psicanalítica do Trabalho, que garante acompanhamento terapêutico para sócios e sócias do Sindicato com valores sociais.

As denúncias de agressões físicas e verbais por parte dos passageiros na área de check-in foram o pontapé inicial para um projeto que visa acolher toda a categoria. Por isso, dirigentes sindicais pedem que aeroviários e aeroviárias denunciem qualquer caso de assédio sofrido no ambiente laboral, para que as devidas medidas sejam adotadas. A identidade do trabalhador fica preservada, para evitar possíveis represálias.

A cartilha pode ser acessada digitalmente neste link.

Informações do Sindicato Nacional dos Aeroviários

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Acionistas da Latam aprovam plano de reorganização em novo passo rumo...

0
Acionistas da Latam Airlines concordaram com a aprovação do plano de reorganização da empresa na terça-feira (5), dando continuidade