Lançada pesquisa disruptiva sobre células de combustível de hidrogênio para a aviação comercial

Imagem: Honeywell Aerospace

A multinacional aeroespacial norte-americana Honeywell informou nessa semana que um consórcio por ela liderado se reuniu recentemente para lançar um projeto europeu de aviação limpa que desenvolverá uma nova geração de células de combustível de hidrogênio.

Denominado NEWBORN e com a participação de 18 parceiros de 10 países europeus, o projeto envolverá colaboração multidisciplinar para desenvolver um sistema de propulsão de célula de combustível de classe megawatt qualificado para aeroespaço alimentado por hidrogênio.

O hidrogênio verde, o termo dado ao hidrogênio produzido pela divisão da água em hidrogênio e oxigênio usando eletricidade renovável, é uma fonte de energia extremamente limpa que pode ser usada para impulsionar futuras aeronaves, o que o torna atraente enquanto o setor aeroespacial trabalha para reduzir as emissões de carbono.

O demonstrador final do projeto NEWBORN será integrado e testado pela Pipistrel Vertical Solutions, um fabricante disruptivo de aviação geral com sede na Eslovênia e, desde 2022, parte do grupo Textron.

Os trabalhos no NEWBORN serão realizados no centro de pesquisa e desenvolvimento da Honeywell Technology Solutions em Brno, República Tcheca, e em outras instalações da Honeywell e de parceiros de projeto em toda a Europa.

Tine Tomažič, diretor de tecnologia da Pipistrel Vertical Solutions, disse que a prioridade é criar soluções realistas para tornar o voo sustentável.

“O NEWBORN está expandindo os limites da pesquisa atual sobre células de combustível de hidrogênio ao estabelecer um conjunto de força híbrido de hidrogênio que emprega baterias da Pipistrel com células de combustível movidas a hidrogênio líquido em níveis de megawatts. É uma honra trabalhar ao lado de nossos parceiros da indústria em um projeto que abre possibilidades realmente empolgantes”, afirmou Tomažič.

Kurt Shewfelt, diretor sênior de Iniciativas Tecnológicas Inovadoras da Honeywell Aerospace, finalizou: “Estamos orgulhosos de trabalhar com nossos parceiros de projeto em novas tecnologias inovadoras que ajudarão a integrar a propulsão a hidrogênio em aeronaves comerciais e contribuir para um futuro mais sustentável para a aviação.”  

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias