Lançada proposta de roteiro para lidar com as operações no espaço aéreo acima de 55 mil pés

Imagem: EASA

A Agência da União Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) publicou nesta semana uma ‘Proposta para um Roteiro de Operações no Espaço Aéreo Superior’, explorando os desafios de futuras operações no espaço aéreo acima do nível de voo de 55 mil pés (FL550), ou cerca de 17 mil metros de altitude (Estratosfera).

Imagem: EASA

Como o Espaço Aéreo Superior (ou HAO, na sigla em inglês) pode representar riscos de segurança, proteção e meio ambiente, a EASA criou uma Força-Tarefa composta por Estados-Membros europeus, a Agência Europeia de Defesa (EDA) e a Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (Eurocontrol).

Este Roteiro resume o trabalho realizado pela equipe do grupo de trabalho nos últimos dois anos para garantir uma abordagem uniforme à segurança, proteção e sustentabilidade do transporte aéreo na União Europeia também neste domínio.

Segundo a EASA, este documento foi entregue à Comissão Europeia em 10 de março de 2023. Ele recomenda uma série de ações progressivas, focando inicialmente em estudos, testes e demonstradores, para permitir as primeiras operações em espaço aéreo superior (ainda não existentes em larga escala na Europa), enquanto aprende com estas operações para projetar de forma otimizada o futuro quadro regulatório.

O documento pode ser baixado na seção “Downloads” na página da EASA neste link.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias