Lançado o fundo para a reconstrução do maior avião do mundo, o Antonov AN-225

Imagem: Antonov Airlines, via YouTube

Embora a guerra da Rússia contra a Ucrânia ainda não tenha se encerrado e os rumos do conflito continuem incertos, os ucranianos seguem cada vez mais confiantes de que os russos serão em breve derrotados e o país poderá se reerguer, incluindo a reconstrução do maior avião do mundo, o Antonov AN-225 Mriya, destruído nas primeiras semanas do conflito.

Em vídeo divulgado nessa terça-feira, 29 de novembro, conforme disponibilizado no player abaixo, o comandante Dmytro Antonov, que era o piloto-chefe e instrutor dos tripulantes do enorme avião, informa sobre o lançamento oficial do Fundo Internacional de Recuperação do Mriya.

Nota: através do menu no canto do vídeo, é possível adicionar legendas, e também é possível acionar a tradução automática das legendas para o português. Adicionalmente, abaixo nesta matéria, há a transcrição de toda a fala de Dmytro.

Além de disponibilizar a página da Fundação Wings of Freedom (acessível neste link), que cuidará de gerenciar o dinheiro arrecadado, Dmytro também comenta que a fabricante de relógios Kyiv Watch Factory lançou um modelo especial do AN-225 Mriya, em edição limitada, cujas vendas resultarão em 15% do valor doado ao Fundo.

A fabricante já planejava, em parceria com a Antonov, lançar o relógio em abril de 2022, porém, a guerra afetou o cronograma. Agora, a empresa descreve que, “com base nas palavras de apoio do Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelenskyy à ideia, na cooperação com a ANTONOV COMPANY e envolvendo o comandante da tripulação Dmytro Antonov no projeto, voltamos ao nosso trabalho”.

O projeto conta com duas versões, sendo uma alusiva ao AN-225 de 1988 e outra ao de 2001. O preço indicado no site oficial (acessível neste link), é de 690 dólares, ou cerca de 3.640 reais na cotação atual da moeda.

No vídeo, Dmytro afirma o seguinte, usando o nome “Mriya” do avião, que significa “Sonho” em ucraniano:

“Nove meses após a destruição de nossa aeronave AN-225 por caças russos, o caminho do renascimento de nosso Mriya começa hoje.

Sonhos não morrem, porque é impossível destruir um Sonho.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que construir o Mriya em prol da memória de nossos heróis é a posição de estado certa e o sonho certo.

Com base nessas palavras de apoio, a cooperação com a Antonov State Enterprise tem uma nova missão – renovar o Mriya.

E o mais importante, fazer todo o possível para contribuir para a restauração da lendária aeronave e nos aproximarmos do momento em que veremos o Mriya novamente no céu sobre Khreshchatyk (a principal avenida de Kiev).

Portanto, agora, a fundação internacional de caridade para a restauração da maior aeronave do mundo, AN-225 Mriya, está começando a trabalhar.

A fundação foi estabelecida como uma organização de caridade e sem fins lucrativos, em total conformidade com as leis da Ucrânia. O objetivo único e exclusivo do Fundo é atrair fundos de doadores destinados a restaurar a única aeronave de transporte ucraniana AN-225 Mriya.

O criador do Fundo é Oleksiy Zolotarev, e o principal parceiro do Fundo é a Kyiv Watch Factory.

O parceiro principal já tem uma posição formulada sobre o preenchimento do Fundo. A Kyiv Watch Factory tem o orgulho de apresentar um relógio dedicado à exclusiva aeronave Mriya. 15% do valor de cada relógio vendido será doado ao Fundo.

Ao comprar um relógio, você insere seu nome no livro de gratidão, que será incluído no kit de bordo da aeronave por toda a vida.

Eu, como comandante desta aeronave, incentivo vocês a apoiarem esta iniciativa, que é um dos primeiros passos no difícil caminho de reviver o nosso Mriya.

Ganhei um relógio Mriya de presente, mas assim que as contas do Fundo forem abertas, transferirei o custo total desse relógio para lá.

Sonhei com esse dia desde o dia em que chegaram as primeiras informações sobre os danos à aeronave. No dia primeiro de abril deste ano, quando vi a aeronave em Gostomel, comecei a trabalhar ativamente na ideia de formas para reviver a aeronave.

Para mim, Mriya não é apenas um avião, não é apenas um lugar onde trabalho como piloto. É toda a minha vida, é meu destino nessa vida.

Por isso, continuo fazendo todo o possível para aproximar o dia em que o sonho se tornará realidade e o Antonov 225 atualizado decolará.

Todos os fabricantes de aeronaves do mundo estarão envolvidos na restauração da aeronave, e o dia da conclusão deste projeto precisará ser comemorado como um dia de oportunidades para a comunidade de todo o mundo se unir em prol de um Sonho.”

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Mais 8 aviões puderam decolar do Aeroporto Salgado Filho, de Porto...

0
Controladores de tráfego aéreo se deslocaram para apoiar as decolagens de mais oito aeronaves de pequeno porte que estavam retidas.