Lançado o novo Plano de Ação para combater violações do espaço aéreo europeu

Imagem: EUROCONTROL

O novo Plano de Ação de Infração do Espaço Aéreo Europeu foi lançado nesta sexta-feira, 25 de março, pela EUROCONTROL (Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea) e CANSO (Organização dos Serviços de Navegação Aérea Civil).

O Plano foi desenvolvido em estreita colaboração com usuários do espaço aéreo, prestadores de serviços, autoridades militares e reguladoras, incluindo a EASA (Agência de Segurança da Aviação da União Europeia) para melhorar as ações coordenadas e reduzir o risco de entrada de aeronaves no espaço aéreo não autorizado.

O Plano de Ação enumera uma série de medidas de melhoria da segurança para evitar violações do espaço aéreo, um grande risco operacional que, sem ação imediata dos controladores de tráfego aéreo e pilotos, pode resultar em perda de separação ou mesmo colisão aérea.

A violação do espaço aéreo, muitas vezes referida pelos reguladores como “penetração não autorizada do espaço aéreo”, é um risco criado pela divisão do espaço aéreo em classes e estruturas e pelo seu uso conjunto por diferentes categorias de usuários, muitas vezes com objetivos concorrentes e diferentes requisitos operacionais e capacidades.

A Equipe de Segurança da EUROCONTROL lançou a Iniciativa de Segurança de Violação do Espaço Aéreo no início de 2006.

Entre 2010 e 2021, foram notificadas 32.800 infrações ao espaço aéreo nos Estados-Membros da EASA e no Reino Unido, um número que sublinha a importância vital de um plano de ação conjunto.

“Na comunidade da aviação, estamos muito cientes da grave ameaça operacional que as violações do espaço aéreo podem representar para as operações de tráfego aéreo. Estou muito satisfeito que a estreita colaboração com nossos parceiros de todo o setor de aviação tenha sido muito bem-sucedida em fornecer um produto concreto que ajudará a manter o espaço aéreo seguro, garantindo operações de tráfego aéreo eficientes e sustentáveis”, comentou Iacopo Prissinotti, Diretor de Gestão de Rede da EUROCONTROL.

O Plano de Ação conjunto fornece uma caixa de ferramentas de medidas de melhoria de segurança recomendadas, a serem avaliadas nas circunstâncias locais e implementadas sempre que necessário. As recomendações foram divididas em 5 domínios:

– Projeto do Espaço Aéreo (AD);

– Prestadores de Serviços de Navegação Aérea (ANSP);

– Usuários do Espaço Aéreo (UA);

– Gestão da Informação Aeronáutica (AIM); e

– Meteorologia e Reguladores (REG).

O documento está disponível em versão completa e em folhetos por domínio, e vem com uma lista de exemplos de melhores práticas das partes interessadas contribuintes. Para baixá-lo, basta acessar o site oficial clicando aqui.

Informações da EUROCONTROL

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias