Lançado programa pioneiro de inclusão em aeroportos, em Florianópolis e Vitória

Imagem: Zurich Airport Brasil

A Zurich Airport Brasil lançou nesta terça-feira, 7 de fevereiro, o programa Aeroporto para Todos, uma iniciativa que consiste em uma série de ações — inéditas no Brasil — cujo propósito é ampliar a inclusão e a experiência de pessoas com deficiência em terminais aeroportuários.

Alinhada com a evolução ESG e com as metas globais da ONU de desenvolvimento social, a concessionária uniu práticas, tecnologias e construção de novos espaços nos aeroportos de Florianópolis e Vitória, inspiradas nos melhores padrões mundiais.

Em evento simultâneo nos dois aeroportos, com transmissão ao vivo e participação de autoridades e convidados, foram apresentados o conceito do programa e, em seguida, os espaços desenvolvidos para o programa.

O conjunto de ações envolveu treinamento e capacitação de equipes para comunicação em Libras, aquisição de robôs-guia para auxílio no deslocamento de cegos e abertura de salas multissensoriais, onde uma iluminação suave e estímulos variados em um ambiente silencioso proporcionam conforto a autistas e pessoas sensíveis ao fluxo mais movimentado das salas de embarque.

Imagem: Zurich Airport Brasil

Um banheiro para pets também foi criado, pensando em quem viaja com seus animais.

“É um programa macro, que buscou atender neste primeiro momento as principais necessidades para tornar nossos aeroportos sensíveis e inclusivos, confortáveis e melhores para todas as pessoas”, explicou o atual diretor de Operações da Zurich Airport Brasil, Kleyton Mendes.

Inspirado nas melhores práticas internacionais, o Aeroportos para Todos abrange quatro áreas essenciais: gestão, comunicação, inovação e espaços físicos. O programa terá aperfeiçoamento contínuo e foco permanente em tornar cada vez melhor a experiência dos passageiros que frequentam os aeroportos administrados pela Zurich Airport Brasil.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Aproxima-se a 36ª Conferência de Serviços de Assistência em Solo da IATA,...

0
A 36ª IGHC se concentrará na integração de práticas mais sustentáveis ​​em todos os aspectos das operações de assistência em solo.