Início Variedades

Lançamento do grande foguete Falcon Heavy gera incrível cena do retorno dos propulsores à Terra

Os propulsores laterais se separando do foguete, em uma das belas cenas do vídeo abaixo

No final desse domingo, 15 de janeiro, a SpaceX, do famoso bilionário Elon Musk, realizou mais um lançamento espacial, dessa vez utilizando o grande Falcon Heavy, seu equipamento de maior capacidade, composto por três foguetes Falcon.

Com isso, a transmissão ao vivo do lançamento feito no Kennedy Space Center, no Cabo Canaveral, Flórida, gerou incríveis imagens do momento em que os dois propulsores laterais se separaram e iniciaram o giro para o retorno à Terra, uma vez que ambos pousaram de volta no centro de lançamento.

No vídeo disponibilizado a seguir, é possível acompanhar o momento do lançamento, seguido da separação dos dois propulsores laterais após 2 minutos e 30 segundos do lançamento e, a partir desse momento, as incríveis imagens de ambos girando, iniciando a propulsão para o retorno e seguindo até o pouso.

A SpaceX traz de volta à Terra seus foguetes e os pousa na vertical para que possam ser reutilizados diversas vezes, reduzindo consideravelmente os custos dos lançamentos espaciais. Os dois pousos desse domingo foram os de números 163 e 164 realizados com sucesso pela empresa de Musk.

O lançamento visto na gravação acima promoveu a missão USSF-67 para a Força Espacial dos EUA, que implantou duas cargas principais em órbita geossíncrona mais de 20.000 milhas (32.200 km) sobre o equador.

O major-general Stephen Purdy, diretor-executivo do programa de acesso garantido ao espaço dos Estados Unidos, disse:

“Tivemos outro lançamento fantástico hoje em um Falcon Heavy, apenas dois meses após nossa primeira missão de lançamento espacial de segurança nacional usando este sistema de lançamento.

Embora o lançamento em si tenha sido impressionante, estou muito orgulhoso do fato de termos colocado recursos importantes no espaço, que ajudam nossa nação a ficar à frente de ameaças muito reais e crescentes.

Certamente estamos em uma sequência com 96 lançamentos espaciais de segurança nacional bem-sucedidos consecutivos, e a conclusão é que realmente temos uma equipe espetacular trabalhando em conjunto em nossos perfis de lançamento mais desafiadores para garantir que nossos parceiros de missão entrem em órbita com confiança.”