Latam Airlines prepara retorno à Bolsa de Nova Iorque após reestruturação

A Latam Airlines pretende relistar seus Depository Receipts (ADRs) dos EUA na Bolsa de Valores de Nova Iorque este ano, retomando as negociações que haviam sido suspensas durante o processo de Chapter 11. A reentrada estaria planejada para o próximo ano, dando tempo, até lá, para que o mercado conheça e entenda melhor a nova fase da empresa.

A Latam Airlines, que opera 310 aeronaves e tem a maior participação em pelo menos quatro mercados sul-americanos, foi uma das três grandes companhias aéreas latino-americanas a se reestruturarem nos tribunais de falências dos EUA em 2020, quando a pandemia de Covid-19 prejudicou as viagens aéreas.

A empresa tem cerca de US$ 6,5 bilhões em dívidas e suas ações, que nunca pararam de ser negociadas em Santiago, perderam 19% desde que a empresa saiu do Chapter 11. A Latam Airlines saiu do processo sob a Lei de Falências em novembro, após um longo processo de reestruturação das suas dívidas.

Além disso, de acordo com o El Economista, a empresa tem cerca de US$ 2,3 bilhões em liquidez depois de levantar dinheiro sob uma nova estrutura de propriedade que inclui participações detidas pelas empresas de investimento norte-americanas Sixth Street Partners, Strategic Value Partners, Delta Airlines e Qatar Airways.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Movimento no Aeroporto de Salvador (BA) foi de 2 milhões de...

0
Ao todo, os quatro principais aeroportos administrados pela VINCI Airports no Brasil somaram pouco mais de 3 milhões de passageiros.