
A LATAM Airlines, maior empregadora do setor aéreo nacional, divulgou nesta terça-feira um balanço que aponta um crescimento de 14% no número de funcionários no Brasil nos últimos dois anos. Atualmente, a empresa conta com 20,5 mil colaboradores no país, resultado de um esforço de contratações e promoções internas que reforçam sua presença no mercado brasileiro.
Desde 2023, a companhia contratou 6,4 mil novos funcionários, sendo 3,5 mil apenas no último ano. Além disso, promoveu 4,7 mil colaboradores no mesmo período, com 2,8 mil promoções realizadas em 2024. A empresa também facilitou 2,7 mil migrações internas, permitindo que profissionais pudessem desenvolver suas carreiras em diferentes áreas da organização.
Os principais investimentos em contratações foram direcionados às áreas de Aeroportos, Tripulação de Cabine, Cargas, Manutenção e Pilotos. Segundo Jefferson Cestari, diretor de Recursos Humanos da LATAM Brasil, o crescimento reflete um planejamento estratégico voltado para a sustentabilidade e eficiência.
“A LATAM se preparou para voltar a investir de forma sólida e empregar mais pessoas no Brasil. Esse resultado comprova que, com planejamento, é possível investir de forma eficiente em um setor fundamental para a economia e a sociedade”, afirmou.
Atualmente, o quadro funcional da LATAM no Brasil representa 53% do total de colaboradores do Grupo LATAM Airlines. Entre as contratações realizadas desde 2023, destacam-se 2,1 mil agentes de aeroportos, 978 mecânicos e profissionais de manutenção, 870 tripulantes de cabine, 723 agentes de cargas e 533 pilotos, além de diversos profissionais para funções executivas e operacionais.
Em dezembro de 2024, a LATAM inaugurou a Escola LATAM no Brasil, um programa profissionalizante voltado para o desenvolvimento de carreiras no setor de aviação. Com foco inicial na formação de mecânicos aeronáuticos, as aulas começaram em janeiro de 2025, com uma turma inaugural de 70 funcionários bolsistas. A companhia é a única no país a possuir um Centro de Instrução certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para a formação de mecânicos de manutenção aeronáutica.
Além do investimento em capacitação, a LATAM ampliou sua frota no Brasil em 13% nos últimos dois anos, com o recebimento de 25 novas aeronaves direto de fábrica desde janeiro de 2023. A expansão da frota contribuiu para o aumento da oferta de voos e assentos no mercado doméstico, consolidando a empresa como a maior operadora de malha aérea do país, com voos para 52 aeroportos nacionais.
Para 2025, a companhia projeta um crescimento de até 8% na oferta doméstica de assentos (ASK*). No cenário internacional, a LATAM mantém sua liderança como a empresa que mais conecta o Brasil ao exterior, com voos para 90 aeroportos internacionais. Em 2024, a companhia inaugurou novas rotas, incluindo Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago.