Latam atualiza serviço da classe Econômica para eliminar 75% dos plásticos descartáveis

A Latam anunciou nesta quinta-feira, 8 de setembro, mudanças em seu serviço de cabine Econômica que permitem eliminar mais de 1.200 toneladas de plásticos descartáveis, o que equivale a 36 mil garrafas plásticas de 500 ml. O novo serviço busca implementar uma cabine mais sustentável.

O projeto considera mudanças importantes na materialidade de todos os elementos a bordo (copos, talheres, bandejas), substituindo-os por materiais mais sustentáveis ​​como talheres de bambu, bandejas reutilizáveis, embalagens de papel kraft para talheres e copos de papel sustentáveis ​​certificados.

A iniciativa foi implementada em todas as rotas regionais e de longo curso do grupo Latam e faz parte da estratégia de sustentabilidade do grupo, que tem como um de seus objetivos eliminar 100% dos plásticos descartáveis ​​utilizados em sua operação até 2023.

“Cuidar do planeta é um desafio para todos e um destino necessário para a LATAM, por isso revisamos nossos serviços e identificamos cerca de 1.800 toneladas de plástico descartável a bordo de nossos voos internacionais. Assim, nossas equipes se envolveram para redefinir todos os detalhes do serviço, alcançando uma mudança positiva para nossos clientes e, portanto, também para o nosso planeta”, afirma Paulo Miranda, vice-presidente de Clientes do Grupo LATAM Airlines.

A proposta se soma às mudanças feitas na cabine Premium Business que incluem a incorporação de sacos reutilizáveis ​​para cobrir os elementos de descanso, além dos novos kits de viagem ecológica para passageiros. Entre as novidades dos novos kits está a escova de dentes de bambu com tampa de cana-de-açúcar, embalagem de tampões de ouvido feitos de papel kraft e meias e tapa-olhos de plástico reciclado.

Da mesma forma, o grupo agregou ações de reciclagem e reutilização. Nos voos domésticos do Chile, Peru, Colômbia e Equador, a LATAM conta com o programa “Recycle Your Trip”, por meio do qual a tripulação de cabine segrega plástico e latas a bordo. 

No caso da Colômbia, essa segregação é feita em terra. Por sua vez, junto com mulheres empreendedoras e organizações aliadas, o grupo continua com seu programa de reaproveitamento de uniformes no Peru, Chile, Colômbia, Equador e Brasil, dando uma segunda vida aos uniformes dos funcionários que não estão sendo usados.

Essas iniciativas fazem parte da estratégia de sustentabilidade da LATAM, cujas metas incluem ter zero resíduos em aterros sanitários até 2027, reduzir e compensar 50% das emissões domésticas até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

Informações da Latam

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias