Início Empresas Aéreas

Latam Brasil apaga luzes do hangar e faz teste no escuro com seu primeiro Boeing 787-9

Por Juan Francisco Ordóñez – LATAM

Na madrugada desse sábado (18), a Latam Brasil cumpriu mais uma importante etapa que precede à inclusão do Boeing 787 ao seu Certificado de Operador Aéreo e que, por consequência, liberará a aeronave para os voos comerciais. Tal prova referiu-se à demonstração de evacuação de emergência da aeronave ou “EVAC”.

Esse é mandatório para todas as aeronaves de passageiros operando no Brasil e visa a demonstrar ao regulador, no caso à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que a empresa aérea consegue operar a aeronave em conformidade com o regramento, que exige a evacuação em até 90 segundos.

Foto: Laércio Araujo – Reprodução LinkedIN
  

Em geral, essa atividade começa com um briefing dado pelos inspetores da ANAC, seguido de uma escolha aleatória dos tripulantes que vão participar da demonstração. A ideia por trás da escolha randômica é provar que toda a equipe está devidamente capacitada para cumprir com a Lei, garantindo, por consequência, maiores chances de sobrevivência em casos de emergência.

Fotos compartilhadas em redes sociais pela equipe da Latam mostram o hangar todo escuro, com apenas a escorregadeira da aeronave iluminada. Isso acontece por o teste ser realizado à noite, com as luzes do hangar apagadas e com a energia do avião cortada. O único apoio à visão devem ser as luzes de emergência.

O exercício foi concluído com êxito no hangar da empresa no Aeroporto de Guarulhos, com a aeronave PS-LAA, o primeiro Boeing 787-9 da frota da Latam Brasil. Ao todo, serão quatro Boeings 787 na frota.

“Os incríveis Boeing 787 da Latam Airlines estarão em breve voando no Brasil, após completarem com sucesso um marco de certificação. Congratulações aos talentosos e resilientes profissionais que diligentemente prepararam-se para esse momento e apenas fizeram acontecer: da tripulação de cabine aos instrutores, manutenção e operações, seus altos padrões de excelência são nosso orgulho e gozo”, disse Juan Francisco Ordóñez, VP On Board Service na LATAM Airlines.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.