LATAM cancela pedidos de 5 novos aviões Boeing 787 e 777

Boeing 787 da LATAM

A LATAM publicou nesta semana seus resultados operacionais e financeiros referentes ao 1º trimestre de 2021, destacando que na medida em que continua em seus procedimentos do Capítulo 11 (recuperação judicial nos Estados Unidos), ela fez avanços significativos em termos de negociações de frota, um pilar de sua reorganização.

Desde o início dos procedimentos do Capítulo 11 da LATAM, o tribunal aprovou um total de 31 rejeições de arrendamento de aeronaves e, recentemente, a LATAM anunciou a retirada de suas aeronaves A350 em um esforço para simplificar a frota widebody (de corpo largo), agora composta somente pelos modelos Boeing 767, 777 e 787.

Como vimos anteriormente no AEROIN, essa decisão permitirá à LATAM aproveitar as economias de escala relacionadas a uma frota widebody mais homogênea, além de eficiências relacionadas à redução de peças de reposição e custos de manutenção, entre outros.

Além disso, desde o início do processo de recuperação, 38 contratos de longo prazo foram negociados com sucesso com os locadores e homologados judicialmente.

Adicionalmente, a companhia agora informa que, em 29 de abril de 2021, firmou certos acordos com a Boeing com relação a contratos de compra de aeronaves B787 e B777, pelos quais as partes concordaram em rescindir pedidos de quatro aeronaves B787 e uma aeronave B777F.

Como resultado das alterações, a LATAM manterá apenas seus pedidos de compra de duas aeronaves B787-9, com datas de entrega propostas em dezembro de 2021. Esses acordos contemplam que a LATAM não terá nenhuma responsabilidade adicional com relação aos pedidos de aeronaves encerrados.

Segundo a empresa, todos os acordos ainda estão sujeitos à aprovação do Tribunal de Falências.

Informações da LATAM

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

ANAC realiza reuniões para discutir segurança e desafios da aviação na...

0
A Agência abriu espaço para ouvir as demandas dos operadores a fim de entender quais são as necessidades da aviação na região amazônica.