Início Aeroportos

LATAM Cargo aumentará voos em Belém e Manaus a partir dos próximos meses

Boeing 767-300 cargueiro

O Grupo LATAM anuncia hoje importantes investimentos na Região Norte do Brasil em relação às operações com aviões cargueiros, de sua divisão de transporte de cargas, a LATAM Cargo.

A partir de abril, a empresa passará a voar a nova rota cargueira Guarulhos-Belém-Manaus, que será operada uma vez por semana com aeronaves cargueiras Boeing 767-300F, com capacidade para mais de 50 toneladas.

Como resultado, a empresa duplicará a sua capacidade para o Aeroporto Internacional Val-de-Cans/Júlio Cezar Ribeiro, na capital paraense, uma vez que hoje transporta cargas de/para a localidade exclusivamente nos compartimentos das aeronaves de passageiros.

Além disso, a partir de março a LATAM Cargo ampliará de seis para nove voos a frequência cargueira semanal com destino ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, de Manaus-AM, sendo sete a partir do Aeroporto de Guarulhos-SP e dois a partir Aeroporto de Viracopos, em Campinas-SP, representando um crescimento de 30% da capacidade (em quilos) em relação ao ano anterior.

A empresa afirma que todos esses investimentos refletem o compromisso da LATAM Cargo com seus clientes e com a Região Norte, um importante mercado doméstico de importação e exportação de cargas do Brasil.

“É muito gratificante anunciar essa nova rota conectando Belém a nossa malha cargueira e o aumento de voos para Manaus. A Região Norte desempenha um papel fundamental no movimento de cargas dentro do Brasil e esses investimentos só reforçam que a LATAM Cargo está atenta ao mercado e sempre disposta a investir de forma estratégica e sustentável”, afirma Otávio Meneguette, diretor da LATAM Cargo no Brasil.

A empresa ainda ressalta que a ampliação da conectividade da LATAM Cargo em Belém traz agilidade e torna mais dinâmico o transporte de fármacos, autopeças, alimentos perecíveis e produtos de e-commerce entre São Paulo e a capital paraense. Além disso, permite o transporte de cargas como cosméticos, alimentos perecíveis e pescados entre Belém e Manaus.

A LATAM Cargo responde atualmente por 27% do mercado de cargas aéreas da capital paraense em voos domésticos e internacionais, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Somente em 2023, foram mais de 4 mil toneladas de cargas movimentadas pela LATAM no Pará.

Em Manaus, a LATAM Cargo responde atualmente por 39% do mercado de cargas aéreas da capital amazonense em voos domésticos e internacionais, segundo a ANAC. Em 2023, foram mais de 40 mil toneladas de cargas movimentadas pela LATAM no Amazonas.

As cargas enviadas para Manaus são compostas por commodities que alimentam a indústria da Zona Franca (peças, maquinários, lingotes de aço, prata, etc); alimentos perecíveis congelados e frescos (alface, morango, brócolis e peixes); têxteis (tecidos, calçados e vestuário), dentre outros.

Já as cargas que partem de Manaus são compostas por produtos produzidos com os próprios insumos que, muitas vezes, a própria LATAM Cargo transportou para Manaus, como eletrônicos (celulares, relógios, etc); baterias; medicamentos e peças prontas para maquinários.

Além de contar com toda a frota e malha de transporte de passageiros da LATAM, a LATAM Cargo opera atualmente 166 destinos em 33 países, sendo 18 deles exclusivos para cargas. Especificamente no Brasil, atende 49 destinos e conecta o País com outros 19 no exterior.

Em todo o mundo, as subsidiárias de carga do grupo LATAM operam hoje uma frota de 20 aeronaves cargueiras dos modelos Boeing 767-300F e Boeing 767-300BCF.

Informações da LATAM

Sair da versão mobile