Início Empresas Aéreas

LATAM Cargo torna-se a primeira aérea sul-americana a adotar o padrão ONE Record da IATA

A LATAM Cargo tornou-se a primeira companhia aérea da América do Sul a adotar o padrão de compartilhamento de dados ONE Record da IATA para a carga aérea entre os aeroportos de Lima e Madri. A solução tecnológica disponibilizada pela Usyncro permitiu o envio de produtos perecíveis de forma segura.

Na prática, entre 28 de fevereiro e 28 de abril, a LATAM Cargo realizou um piloto para avaliar os benefícios da implementação do ONE Record. O objetivo é otimizar a competitividade da cadeia de abastecimento de carga e gerar eficiência de tempo nas atividades de processamento de documentos e dados. O resultado dos testes foi um potencial de economia de 65%.

Para o sucesso desta iniciativa, foi necessário o trabalho colaborativo de diversos elos, incluindo dois de seus clientes, Hellmann e Translogistics, bem como seus corretores e consignatários. A participação de terminais de carga, ground handler e supervisão alfandegária também foram importantes.

De acordo com o Gerente de Produtos da Hellmann Peru Air Cargo, Violeta Solís Pellanne, “este desafio tecnológico possibilita a integração das partes para compartilhar informações e atingir um ambiente zero papel”.

Jorge Gálvez, Diretor de Desenvolvimento e Marketing da LATAM Cargo, destaca os benefícios da implementação da tecnologia, citando uma redução significativa de tempo em caso de irregularidades ou bloqueios, a eliminação da documentação física e a transferência de responsabilidades na cadeia logística. “A LATAM Cargo espera que a adoção do ONE Record seja possível a curto prazo, com a construção de uma comunidade colaborativa e alinhada de clientes, fornecedores e autoridades”, conclui Gálvez.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.