Latam começa a se desfazer dos seus Airbus A350

Como você viu conosco em matérias anteriores, a LATAM Airlines Brasil anunciou, há duas semanas, que retirará todos os seus dez A350-900 com efeito imediato, já que fará a transição para uma frota widebody totalmente composta por jatos da Boeing. Em uma comunicação interna, o CEO da empresa, Jerome Cadier, comentou que a decisão faz parte da transição para uma frota menor e mais homogênea, e também visa melhorar a eficiência das operações de jatos de corpo largo.

Apesar do anúncio, os A350 não foram devolvidos imediatamente, mas, ao invés disso, serão enviados aos seus donos no exterior aos poucos, ao longo das próximas semanas. Enquanto isso, a maior parte deles segue estacionada em várias localidades como Guarulhos, Belo Horizonte e São Carlos, apesar de não operarem voos da empresa desde o final de fevereiro.

No total, a companhia operou doze jatos do modelo desde 2015 (PR-XTA a PR-XTM), dos quais dois já haviam sido devolvidos no ano passado e estão no deserto da Califórnia, em Victorville.

Mais um vai embora

Os outros dez continuavam no Brasil. Até ontem, pois mais um deles acaba de ir embora do país. Dados do sistema de rastreamento de voos RadarBox, mostram que a aeronave de matrícula PR-XTH decolou de Guarulhos rumo ao aeroporto de Lourdes-Tarbes, na França, onde será armazenado.

Outras aeronaves devem decolar nos próximos dias, até que todas deixem o Brasil.

Agora, toda a frota intercontinental da empresa aérea será focada em jatos Boeing 767, 777 e 787.

Imagem: RadarBox
Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Unindo aviação civil e policial, HeliXP terá a 1ª Conferência de...

0
Estão confirmadas as participações de palestrantes das Unidades de Aviação Policial do Paraguai, da Polícia Militar de São Paulo, da Polícia