Latam conclui a primeira troca de um trem de pouso de Boeing 777-300 na América Latina

Foto: Thiago Zaqui

A Latam Airlines, pela primeira vez, substituiu o trem de pouso de uma aeronave do modelo Boeing 777-300ER na América Latina. Usando de sua própria mão de obra e gestão, a atividade foi concluída com sucesso no final de fevereiro de 2022, pelas equipes de São Carlos e Guarulhos, no Centro de Manutenção de Linha (CML) da empresa. A aeronave envolvida tem a marca PT-MUE (9,5 anos de idade).

De acordo com o programa de manutenção, os trens de pouso do Boeing 777-300ER precisam ser substituídos e revisados ​​a cada 10 anos. Antes, esse trabalho era realizado em oficinas localizadas fora do país a um custo elevado. Ao passar a contar com esse serviço em seu próprio local de manutenção, a aérea economiza recursos e torna-se referência.

Detentor de três conjuntos de trens de pouso – dois sob as asas e um trem de pouso no nariz – o Boeing 777-300ER tem, ao todo, 14 rodas. Além delas, o mecanismo do trem de pouso da aeronave inclui os sistemas de extensão e retração, controles de frenagem e direção e outros sistemas de monitoramento. 

Todo esse aparato é responsável por sustentar as cerca de 156 quilos desse modelo de aeronave.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias