No último relatório de tráfego apresentado pela LATAM e analisado por nossos parceiros do Aviacionline, ficou demonstrado que o mercado colombiano tem o melhor desempenho operacional de todo o Grupo. Além disso, a empresa inaugurou cinco novas rotas nacionais e planeja abrir mais nos próximos meses.
Apesar dos efeitos da pandemia, o primeiro trimestre conseguiu trazer uma recuperação, ficando a 85% da capacidade operacional em relação ao mesmo período de 2019. Embora o início do segundo trimestre tenha sido reduzido para 64%, estima-se que nos próximos meses a demanda se recupere novamente.
Os voos domésticos foram o fator que mais contribuiu para esta recuperação. Segundo a Cirium, empresa global de inteligência aeronáutica, a empresa cresceu 4,7% em abril por assento-quilômetro (ASKs) e, em voos regulares, 12,7%, em relação a 2019.
Atualmente a companhia possui 23 rotas nacionais, cinco delas inauguradas recentemente: Bogotá a Pasto, Medellín a Montería, Santiago de Cali a Santa Marta, Santiago de Cali para Barranquilla e Santiago de Cali para Medellín. Por outro lado, o mercado internacional consiste em voos para Lima, Miami, São Paulo e Santiago do Chile.
A companhia aérea sofreu uma queda acentuada em abril de 2021 com resultado negativo de 82,1% segundo os ASKs, se compararmos com o mesmo período de 2019, nas suas ligações internacionais.
Neste primeiro trimestre, a companhia aérea transportou um milhão de passageiros e pretende atingir 30% de participação de mercado, posicionando-se como a segunda companhia aérea mais importante em termos de tráfego de passageiros.
A subsidiária colombiana abrirá em breve duas novas rotas partindo de Bogotá: Armênia e Guayaquil, ambas as rotas com início no final de junho.
Atualmente, a Armênia tem voos da Avianca e Easyfly, com quatorze e sete voos semanais, respectivamente. Por outro lado, Guayaquil conta atualmente com 6 voos semanais da Avianca e dois voos semanais da Wingo.
“O avanço na recuperação é positivo, dada a situação, estamos satisfeitos com os resultados do trabalho realizado até agora para impulsionar a demanda”, disse Santiago Álvarez, diretor executivo da Latam Airlines Colômbia, ao La Republica.
Álvarez destaca as rotas para Cartagena e Santa Marta estão tendo uma ocupação média entre 92% e 78%. As cinco novas rotas transportaram mais de 60.000 passageiros.
Nessa semana, a empresa também abriu vagas para comissários de bordo através de seu site e no LinkedIN, sendo a única subsidiária do grupo a retomar tais contratações nesse momento.