LATAM deve pagar até 1,5 salário de participação de resultados para funcionários

Uma das maiores companhias aéreas do país, a LATAM anunciou que voltará a pagar participação de lucros e resultados (PLR) para seus funcionários.

Após mais um ano difícil no setor de aviação brasileiro devido à pandemia, um dos principais players do mercado anunciou que está planejando realizar a distribuição de lucros aos funcionários em 2023. A medida foi anunciada para incentivar os colaboradores que se dedicaram ao trabalho durante esse período difícil.

O setor de aviação foi duramente afetado pela pandemia, com queda nas vendas de passagens aéreas, redução de voos e demissões. No entanto, algumas companhias aéreas conseguiram manter a estabilidade financeira (ainda que sem lucro) e, ao mesmo tempo, ajudar seus funcionários a superar a crise.

A LATAM por sua vez entrou em Recuperação Judicial em maio de 2020, mas em fevereiro de 2021, a companhia já havia concluído a renegociação de suas obrigações bancárias, conseguindo reduzir sua dívida em cerca de US$ 2,5 bilhões. Além disso, a LATAM Airlines também conseguiu renegociar seus contratos de locação de aeronaves, conseguindo reduzir em US$ 1,1 bilhão o montante devido aos credores.

E o reflexo desta reestruturação deverá chegar em breve ao bolso dos funcionários, segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). A Participação de Lucros e Resultados deverá ser anunciada em fevereiro, próximo do balanço econômico do ano de 2022 da companhia.

O pagamento pode chegar até um salário e meio do funcionário, com primeiro pagamento em março e o restante em abril. Os valores serão definidos pela média salarial e cargo ocupado. As regras estão atreladas a políticas internas e ao resultado operacional da companhia.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias