Latam divulga seus dados de oferta, demanda e taxa de ocupação de março de 2023

O Grupo LATAM publicou nesta semana sua atualização de estatísticas operacionais, com os dados mais recentes de tráfego – demanda, oferta, passageiros e carga transportados e taxa de ocupação -, referentes ao mês de março de 2023.

A demanda de passageiros (medida em RPK – passageiros pagantes vezes quilômetros voados) do grupo LATAM teve crescimento de 28,4% em março de 2023 na comparação com o mesmo mês de 2022.

Esse crescimento foi composto por aumentos de 1,4% na demanda dos mercados domésticos de língua espanhola, 16,3% na demanda do mercado doméstico brasileiro e 54,0% na demanda do mercado internacional.

No mesmo período, a companhia promoveu o aumento de 30% na sua oferta de assentos (medida em ASK – assentos disponibilizados vezes quilômetros voados). A composição é de 0,8% dos mercados domésticos de língua espanhola, 21,4% do mercado doméstico do Brasil e 54,4% do mercado internacional.

Como resultado, a LATAM registrou em março de 2023 um recuo de 1 ponto percentual em sua taxa média de ocupação em relação ao mesmo mês do ano anterior, registrando 80,1%.

As ocupações médias foram de 81,1% nos voos domésticos nos países de língua espanhola, 76,5% nos voos domésticos brasileiros e 82,3% nos voos internacionais.

O total de passageiros transportados pela LATAM em março foi de 5,753 milhões, representando um aumento de 20,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Foram 2,149 milhões de pessoa nos países de língua espanhola (+4,1% sobre 2022), 2,626 milhões no Brasil (+24,2%) e 978 mil em voos internacionais (+66,5%).

Na operação cargueira, a LATAM teve aumento de 8,1% na demanda em relação a março de 2022, aumento de 19,1% na oferta e, com isso, a taxa de ocupação foi de 55%, o que corresponde a uma redução de 5,6 pontos percentuais em relação ao índice registrado em março de 2022.

Anúncios feitos desde o início do ano até março

Na divulgação de seus dados operacionais, a LATAM relembrou algumas novidades anunciadas para as próximas semanas, com destaque para o reinício da rota entre Santiago (Chile) e Melbourne (Austrália), operada com três voos semanais a partir de 1º de setembro deste ano.

A LATAM Airlines Brasil também anunciou a expansão do seu acordo de codeshare com a Voepass, permitindo que os clientes LATAM voem para 13 novos destinos no Brasil: Ipatinga, Barreiras, Feira de Santana, Valença, Paulo Afonso, Teixeira de Freitas, Lençóis, Fernando de Noronha, Uruguaiana, Santa Maria, Pelotas, Santo Ângelo e Aracati.

Por fim, a LATAM Cargo anunciou uma nova rota entre Quito (Equador) e Bruxelas (Bélgica), com frequências de quatro voos semanais.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Entusiasta constrói incrível simulador de voo de Boeing 737 na garagem...

0
Um entusiasta de aviação construiu um incrível simulador de voo de Boeing 737 na própria garagem e, como consequência de seu feito, acabou