Início Empresas Aéreas

Latam está dizendo que banco chileno atrapalha seu processo de reestruturação

A Latam está acusando o Banco del Estado de Chile, um dos maiores bancos chilenos, de atrapalhar seu processo de reorganização, a partir da divulgação de informações incorretas. Como reporta a agência de notícias Reuters, advogados da companhia aérea comparecerão perante o juiz James Garrity em Nova Iorque, em 15 de abril, na tentativa de que isso force o banco chileno a entregar todas as informações que está passando aos credores.

Segundo a a empresa aérea, as informações imprecisas que o banco estaria fornecendo podem influenciar negativamente na votação dos credores sobre a saída do processo de reorganização. A Latam acusa o banco de divulgar descrições incompletas e enganosas dos direitos dos detentores de títulos e do plano no Chile

O banco, por sua vez, nega e diz que a Latam poderia simplesmente ter pedido os documentos que eles entregariam.

O Banco del Estado é agente fiduciário de cerca de US$ 500 milhões em títulos sem garantia de credores minoritários. Há muito que esse grupo questiona as decisões da reorganização da empresa aérea, alegando que elas são tomadas para favorecer aos grandes credores e que os investidores menores veriam apenas 19,3% do seu dinheiro quando a reorganização estiver concluída.

O caso está na LATAM Airlines Group SA, Tribunal de Falências dos EUA, Distrito Sul de Nova Iorque, nº 20-11254.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile