Latam faz voo visando a certificar o Airbus A320neo para pousos especiais no Santos Dumont

A Latam realizou recentemente um voo de certificação para a homologação definitiva do Airbus A320neo no procedimento de aproximação RNP-AR (Required Navigation Performance – Authorization Required) para o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

A operação aconteceu na aeronave de matrícula PR-XBE. A informação foi compartilhada por profissionais da empresa no LinkedIN. A empresa já tem autorização definitiva para essas operações com aeronaves Airbus A319, modelo que opera os voos da Ponte Aérea.

O RNP-AR é uma tecnologia orientada via satélite que otimiza os procedimentos de aproximação e aumenta a probabilidade de pouso durante as mais baixas condições de visibilidade. Isso significa uma menor chance do voo desviar por más condições meteorológicas. Assim que estiver homologada pela ANAC, a companhia espera operar com ainda mais precisão nestes aeroportos com seus jatos do modelo Airbus A320neo.

Apesar do próprio Santos Dumont já possuir outros procedimentos de aproximação em condições meteorológicas desfavoráveis, a autorização para utilizar o RNP-AR traz mais eficiência para a companhia na operação, com economia de combustível e maio segurança. As cartas de navegação RNP-AR apenas podem ser seguidas pelas empresas aéreas e tripulações habilitadas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias