Na última semana, a Latam Brasil reprogramou para abril o início dos voos regulares ligando São Paulo às Ilhas Falkland (ou Malvinas, para os argentinos). Anteriormente, o início estava programado para fevereiro, mas uma nova agenda submetida à ANAC prevê o início para 13 de abril de 2022.
Novamente, a programação solicitada pela Latam prevê um voo semanal entre Guarulhos e Mount Pleasant, com uma parada em Córdoba (Argentina), na volta, uma vez por mês. As operações, que acontecerão às quartas-feiras, serão realizadas em jatos Boeing 767-300ER para 238 passageiros e terão os seguintes horários:
Voo LA-8210 – Decola de Guarulhos 9h30 e pousa nas Falkland às 14h30.
Voo LA-8211 – A volta parte da ilha do Atlântico às 16h30 do mesmo dia para aterrissar em Guarulhos às 21h40. Uma vez por mês, o voo de volta parará em Córdoba, antes de prosseguir a Guarulhos, os horários da escala na cidade argentina ainda estão pendentes de confirmação.
As decisões sobre a retomada dos voos para as Ilhas Falkland incluem a consideração de uma ampla gama de tópicos, como requisitos de quarentena, o surgimento de novas variantes da doença, políticas de fronteira relacionadas à Covid-19, entre outros.
Os voos para o território ultramarino britânico são feitos em parceria com a administração da ilha e têm maior apelo para o transporte de cargas diversas do que de passageiros. Uma consulta ao site da Latam revela que as passagens já estão à venda, partindo de R$ 2.450 o trecho, como mostra a evidência abaixo.