Início Empresas Aéreas

Latam obtém vitória em NY, mas credores juniores se opõem a taxas consideradas altas

O tribunal nova-iorquino que trata do Chapter 11 (reorganização) da LATAM Airlines concedeu, na terça-feira (15), a aprovação de um acordo entre a empresa aérea e credores sêniores que garantirá financiamento para uma proposta incluída no processo de reestruturação, apesar dos protestos de credores juniores.

Segundo relata a Reuters, sob o acordo, 15 credores receberiam US$ 734 milhões em taxas para garantir que US$ 5,4 bilhões em ofertas de ações e dívida sejam totalmente financiados. Essa é mais uma vitória para a empresa, que assegura o financiamento. Os credores juniores, por sua vez, criticam o acordo, pois alegam que, apesar de assegurar o dinheiro, a empresa terá que pagar um alto custo por ele, além de supostamente beneficiar a Delta Air Lines (uma das acionistas da Latam).

O grupo de credores menores pressionou a LATAM a considerar fontes alternativas de financiamento, contestou os descontos que o grupo de apoio receberia para comprar novas dívidas e ações da empresa. No entanto, o juiz responsável pelo caso entende que existe razoabilidade e, portanto, aprovou o acordo.

Em maio de 2020, apenas dois meses após a declaração de pandemia, a Latam entrou com pedido do Chapter 11 no Tribunal de Falências dos EUA para o Distrito Sul de Nova Iorque. O caso tem o número de referência 20-11254.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile