Latam obtém vitória parcial que pode levar à votação do plano de saída do Chapter 11

A Latam Airlines obteve uma vitória parcial na terça-feira (1), quando o juiz James Garrity, do Tribunal de Falências para o Distrito Sul de Nova Iorque, responsável pelo processo de Chapter 11 da Latam, deu aprovação para que a empresa aérea envie seu plano de saída da reorganização, de US$ 5,4 bilhões, para votação.

Conforme relata a matéria da Bloomberg, isso permite que a Latam não apenas busque aprovação final do tribunal e credores, mas também que dê um passo crucial para saída do processo de Chapter 11. Em se tratando de datas, a votação poderia ocorrer em abril e a saída da reorganização poderia acontecer alguns meses depois.

De qualquer forma, ainda há um caminho a percorrer antes que a empresa consiga, efetivamente, sair da reorganização. No começo desta semana, o mesmo juiz informou que necessitará de mais algum tempo para avaliar o questionamento de uma parte dos credores, que dizem que a empresa aérea fez acordos que beneficiam alguns credores em detrimento de outros, a fim de obter (dos beneficiados) aprovação para o plano.

Algumas das alegações dizem que a alguns credores estariam sendo prometidas garantias e valores majorados em troca do seu apoio ao plano de reorganização. A Latam rechaçou tais afirmações e agora um desfecho do tema depende da decisão do tribunal.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias