Início Empresas Aéreas

LATAM pede que contas da Hurb sejam bloqueadas para pagamento de dívida

Imagem: Prefeitura de Cascavel

Os problemas do Hotel Urbano (Hurb) continuam mesmo após a saída do CEO e agora a LATAM quer executar uma dívida com a agência. Desde o início do ano o número de reclamações contra a Hurb tem disparado e a empresa começou a ter reservas canceladas por hotéis e resorts por falta de pagamento, deixando clientes sem hospedagem em locais isolados como Cancún e Fernando de Noronha.

A empresa já existe há bastante tempo, mas “bombou” na pandemia por vender pacotes à prazo e a aberto, sem uma data definida de voo ou estadia, prometendo três meses antes dar a opção de datas disponíveis para a viagem. Em compensação, os pacotes tinham um preço muito abaixo do mercado, popularizando as viagens.

Apesar de muitas pessoas terem viajado sem problema, outras começaram a ser afetadas, e o fundador da Hurb inclusive debochou e ameaçou quem reclamava. Ele se afastou dias depois, mas a empresa ainda tem dificuldades para honrar os compromissos. Em abril a agência de viagens online tinha firmado um acordo extrajudicial com a LATAM para acertar os pagamentos pendentes de passagens.

Passada a data de 25 de abril, programada para o pagamento conforme acordo, a Hurb não depositou o valor e não respondeu aos e-mails de cobrança da LATAM. Por isso a companhia aérea decidiu em 2 de maio cancelar todas as reservas emitidas de passageiros que compraram pela Hurb, segundo aponta o portal BPmoney.

Ainda sem resposta, no último dia 24 de maio, com um mês de aniversário da dívida, que chega a R$ 13,6 milhões com multa, juros e honorários advocatícios, a LATAM protocolou na justiça um pedido para bloqueio de contas da Hurb para garantir o seu pagamento. A justiça ainda não analisou este pedido da companhia aérea.

Os passageiros que fizeram reserva com a Hurb na LATAM ou outra companhia aérea devem checar o status do seu bilhete no site das empresas. Em caso de cancelamento, é recomendado procurar a Hurb para resolução ou um advogado.

Em nota, a companhia aérea informou que “não fornece informações sobre empresas com as quais manteve relações comerciais” e a Hurb, por sua parte, disse que ainda não foi notificada do pedido.

Sair da versão mobile