Latam permanece, pelo terceiro mês seguido, na liderança do setor aéreo brasileiro

Após os dados consolidados de abril de 2022 da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), divulgados na sexta-feira, 3 de junho, a Latam comemora o fato de ter sido novamente, pelo terceiro mês seguido, a companhia aérea líder da aviação comercial brasileira, com uma participação de 34,5% no mercado doméstico (em termos de RPK – passageiros transportados vezes quilômetros voados).

Como visto nos números apresentados pela ANAC, a Gol e a Azul tiveram, respectivamente, 32,8% e 32,3% do mercado, que registrou 6,1 milhões de passageiros transportados no total. Esse número indica 16,2% menos pessoas viajando do que no mesmo mês de 2019.

A Latam descreve que, no decorrer daquele mês, deu sequência ao seu processo de retomada de operações e incrementou a malha aérea com mais voos entre as capitais e seus principais hubs (centros de conexão) e cidades-foco dos seus investimentos no Brasil: São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), Brasília e Fortaleza. Com isso, a Latam lidera o mercado aéreo brasileiro desde fevereiro deste ano.

“O turismo de lazer, principalmente para destinos do Nordeste brasileiro, já vinha se recuperando com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e da flexibilização das restrições sanitárias. Recentemente, o turismo de negócios também começou a demandar mais voos. Por isso, ampliamos sequencialmente as operações na Ponte Aérea São Paulo-Rio de Janeiro e demais rotas capazes de conectar mais pessoas para mais destinos em nossos hubs”, explica Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.

No Brasil, em abril de 2022, a LATAM retomou 97% da sua oferta doméstica de assentos (em ASK – assentos ofertados vezes quilômetros voados) e alcançou uma taxa de ocupação de 78,4%. A empresa transportou mais de 2,2 milhões de passageiros em uma média de 503 voos domésticos por dia, para 49 destinos no País (antes da pandemia de Covid-19 eram 44 destinos).

A alta temporada de julho de 2022

A Latam programou quase 3 mil voos domésticos e internacionais para a alta temporada de julho no Brasil. O aumento das decolagens em relação aos meses anteriores visa a atender à crescente demanda por viagens domésticas e internacionais no Brasil em um momento de retomada do turismo de lazer e durante o mês tradicionalmente caracterizado pelas férias escolares no País.

Os principais incrementos no mercado doméstico são nos voos com destino ao Nordeste brasileiro a partir de São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Rio de Janeiro (Santos Dumont); Brasília e Fortaleza. No mercado internacional a partir do Brasil, a companhia ampliará seus voos para Santiago, Buenos Aires, Miami e Orlando.

Além de incrementar a frequência de voos semanais em algumas rotas ao longo do mês de julho, a Latam também retomará rotas que foram suspensas temporariamente, como os voos diretos entre Porto Alegre e Lima e Fortaleza-Miami, e dará continuidade às estreias planejadas e mantidas para 2022. Em julho, a companhia vai estrear 5 novos destinos no exterior e no Brasil: Roma, Montes Claros, Cascavel, Caxias do Sul e Juiz de Fora.

Com essas estreias, a companhia alcançará as marcas de 54 destinos nacionais e de 20 no exterior em voos a partir do Brasil.

Informações da Latam

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias