Início Empresas Aéreas

Latam Airlines se vê em meio à disputa política entre governos da Argentina e das Ilhas Falkland

Avião Boeing 767-300 LATAM

A Argentina foi duramente criticada pelo Governo das Ilhas Falkland (Malvinas, para os argentinos) após acusações de que o governo de Alberto Fernández estaria atrapalhando as negociações para restabelecer o voo entre o arquipélago e o Brasil, que foi interrompido devido à pandemia.

Segundo reportagem do Clarín, os ilhéus anunciaram que buscarão alternativas que não envolvam “sobrevoos da Argentina”. Antes da pandemia, havia duas rotas regulares que saíam das Ilhas Malvinas: uma de Punta Arenas (Chile) e outra de São Paulo (Brasil) que faziam escala na Argentina, em Río Gallegos e Córdoba, respectivamente. Todos esses voos passavam, obrigatoriamente, sobre território argentino.

Em julho de 2020, um voo para a ilha saindo de Santiago do Chile foi restabelecido, mas a rota São Paulo-Mount Pleasant ainda está em espera.

Nas redes sociais (abaixo), a administração da ilha publicou uma dura declaração por causa da rejeição argentina de um sobrevoo entre o Brasil e as Malvinas e declarou que estava “triste e decepcionada”. O governo das Ilhas Malvinas alega que o governo argentino tem “cancelado ou adiado” reuniões sobre o assunto e que buscarão outras opções.

O membro da Assembleia Legislativa local, Mark Pollard, condenou a decisão argentina e disse que eles não discutirão “um voo direto para Buenos Aires ou a possibilidade da companhia aérea nacional argentina [das Aerolíneas Argentinas] entrar nas Malvinas”. O contrato com a LATAM será estendido, com a esperança de que o voo São Paulo-Falklands possa ser retomado quando as discussões forem possíveis.

Latam pediu voos e foram autorizados

Como mostra a consulta do AEROIN ao sistema de voos autorizados da ANAC (imagem abaixo), a Latam já pediu e já teve autorizados os voos para Mount Pleasant a partir de abril deste ano. No entanto, entende-se que esses planos estão em dúvida por conta da decisão recente do governo argentino.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile