LATAM realiza seu primeiro voo de carga com avião de passageiros no Brasil

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

A LATAM anunciou hoje (07) que realizou, através da divisão LATAM Cargo Brasil, seu primeiro voo de carga no Brasil utilizando-se de um avião de passageiros.

Carga transportada sob os assentos do Airbus A321 da LATAM

A LATAM Cargo Brasil mantém suas operações cargueiras e trabalha em diversas frentes para operar sua logística de cargas e o abastecimento de itens essenciais nos estados brasileiros, e hoje a empresa realizou seu primeiro voo com uma aeronave de passageiros adaptada para o transporte exclusivo de cargas a bordo, modalidade nova no mercado doméstico da companhia.

O trecho foi realizado entre Guarulhos e Recife em uma aeronave Airbus A321, com 10 toneladas de medicamentos.

“Neste momento difícil em todo o mundo, nosso compromisso em contribuir com o abastecimento das cargas essenciais à população e itens necessários aos estados brasileiros se torna ainda mais importante, tanto que nossa malha aérea foi redesenhada considerando estas necessidades cargueiras”, afirma Diogo Elias, diretor da LATAM Cargo Brasil.

A estratégia de utilização de aeronaves de passageiros para uso exclusivo de cargas já vem sendo realizada em outros países de operação da companhia, como Chile e Peru.

A operação da LATAM Cargo no mercado doméstico brasileiro conta com três aeronaves Boeing 767-300F, que acomodam até 50 toneladas de carga individualmente, além do transporte nos porões dos voos de passageiros.

Avião Boeing 767-300F TAM Cargo
Boeing 767-300F, um dos três que operam no mercado doméstico

Os voos de passageiros para destinos como Porto Alegre, Brasília, Recife, Belém, Fortaleza, Salvador e Manaus estão sendo operados com aeronaves de maior porte (wide body) para aumentar a capacidade de transporte de cargas para estas localidades.

Transporte de itens essenciais no combate à Covid-19

A empresa também segue contribuindo para o abastecimento dos estados brasileiros com itens essenciais para o combate ao COVID-19.

Ainda hoje (07), a empresa transportará em uma aeronave cargueira mais 35 toneladas de equipamentos de proteção individual de São Paulo para Boa Vista, como máscaras, luvas e álcool em gel.

A companhia também transportou, na última quinta-feira (02), 52 toneladas de sabão de São Paulo para Belém, carga que foi entregue diretamente na cidade de Paraupebas (PA), localizada a 709 km da capital do estado, permitindo o abastecimento e a prevenção na comunidade local.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Esquadrilha da Fumaça faz turnê no Nordeste na próxima semana com...

0
Entre o final de agosto e o início de setembro, a Esquadrilha da Fumaça tem agendada uma série de apresentações em cinco capitais