Latam refuta credores que dizem que a empresa fez mau negócio em contratos de leasing

O LATAM Airlines logrou encerrar, na segunda-feira (25), uma disputa sobre acordos de arrendamento de aeronaves liquidados no âmbito do Chapter 11 e considerados muito custosos por um grupo de credores. Os detentores dos direitos alegam que o montante de US$ 1,4 bilhão proposto pela companhia aérea para liquidar acordos de leasing estavam inflacionados e desalinhados ao plano de saída do Chapter 11.

Segundo informações do Law360, os credores reclamantes apresentaram sua versão ao juiz responsável pelo processo de reorganização. Eles alegaram que os credores liquidantes inflaram suas reivindicações de perdas e que a Latam seria conivente com isso para assegurar apoio ao plano de reorganização.

Os opositores argumentaram que os acordos de liquidação dos contratos de leasing não ficaram numa faixa razoável porque as reivindicações dos arrendatários foram infladas com encargos por perdas que não sofreram, por exemplo, reivindicações calculadas sobre o valor total da aeronave.

A LATAM, por sua vez, argumentou que os acordos eram uma medida razoável diante dos “riscos significativos” de que os reclamantes (empresas de leasing) prevaleceriam na Justiça em caso da ausência de acordos, e que os credores estavam ignorando outras vantagens, como a renovação de locações da aeronave a custos menores.

Por fim, após ouvir ambos os lados, o juiz Garrity, responsável pelo processo da Latam, disse que emitirá uma decisão por escrito sobre o assunto e levaria em consideração o pedido da LATAM para uma decisão antes de sexta-feira, 28 de janeiro, quando a companhia aérea disse que alguns dos arrendamentos em questão devem expirar.

A LATAM é representada por Richard J. Cooper, Lisa M. Schweitzer, Luke A. Barefoot e Thomas S. Kessler da Cleary Gottlieb Steen & Hamilton LLP , e Albert Togut, Kyle J. Ortiz, Jared C. Borriello e Bryan M. Kotliar da Togut Segal & Segal LLP.

Processo número 1:20-bk-11254 do Tribunal de Falências dos EUA para o Distrito Sul de Nova Iorque.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias