LATAM responde à acusação sobre higienização de lavatórios por tripulantes

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Airbus A320 LATAM

Após o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) informar na última segunda-feira, 11 de janeiro, que enviou ofício à LATAM solicitando esclarecimentos sobre uma acusação de descumprimento de regulamentação, a companhia emite nesta terça-feira sua posição sobre a questão.

O SNA havia relatado denúncias de tripulantes de que supostamente teriam sido atribuídas a comissários de voo funções de limpeza, a cada 30 minutos durante o voo, dos toaletes das aeronaves, atividade não prevista na legislação nas normas que regem a categoria, havendo assim evidente desvio da tripulação de cabine da execução de sua função principal, que consiste na manutenção da segurança de voo.

Diante disso, a LATAM nega que tenha atribuído qualquer função diferente aos tripulantes de cabine, portanto, não havendo fundamento na denúncia.

Em nota, a LATAM informa:

A LATAM Airlines Brasil esclarece que segue as determinações da ANAC e que todas as orientações/decisões da companhia visam manter suas operações seguras, acompanhadas de protocolos que garantem a saúde e o bem estar de todos os funcionários e clientes. Devido à pandemia de Covid-19, a LATAM reforçou seus padrões de higiene e orientou novos procedimentos recomendados pelos órgãos sanitários. No entanto, a companhia reforça que não atribuiu diferentes funções aos tripulantes de cabine e que mantém relação direta com o Sindicato para esclarecer formalmente aos fundamentos do ofício.”

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Pilotos decolam sem saber que o aeroporto de destino estava fechado...

0
Uma falha grave na segurança de voo foi registrada na tarde de terça-feira, dia 22 de janeiro, quando o voo 551 da Frontier Airlines